Alguns portais internacionais de tecnologia – dentre eles o Videocardz – estão noticiando que a AMD poderá apresentar a sua nova geração de GPU de alto desempenho (codinome Hawaii), baseada na geração Volcanic Islands, no dia 25 de setembro. Comenta-se, inclusive, que a companhia disponibilizará o evento na íntegra via webcast.
Com nome comercial incerto – os últimos rumores indicam que a VGA será batizada de Radeon “R9 D970”, em vez de Radeon HD 9970, ou mesmo HD 8970 – especula-se que a placa contará com 2560 Stream Processors, 160 TMUs e 40 ROPs, com clocks muito semelhantes aos da atual HD 7970 Ghz Edition, ou seja, GPU devendo trabalhar em 1Ghz, ou algo muito próximo a isso, e VRAM na casa dos 6Ghz.
As informações extraoficiais indicam que a Radoen “R9 D970” será entre 20% e 30% mais poderosa que a atual HD 7970 GE. Contudo, um usuário divulgou no fórum do Chiphell, uma suposta imagem do 3DMark, onde a placa teria cravado 4816 pontos no modo Extreme Preset. Trata-se de uma pontuação acima da registrada pela dupla GeForces GTX 780 e TITAN.
Caso a informação se confirme, a nova geração será mais de 50% mais veloz que a atual. Contudo, os números apresentados acima sobre as supostas especificações não serão verdadeiros, a menos, é claro, que a AMD tenha conseguido uma verdadeira “revolução” em termos de engenharia na arquitetura.