Um antigo funcionário da Apple revelou ao site
Ars Technica fotos de um protótipo de trabalho do que veio a ser o iPhone. As imagens mostram um aparelho em desenvolvimento, com várias portas de entrada e sem nenhum acabamento. De acordo com esse ex-funcionário, “ninguém sabia na época no que ele resultaria”, o que revela bastante sobre a natureza mutável e criativa da empresa.
Esse protótipo, do início de 2005, se assemelha bastante em dimensão com o iPad mini. Apesar de parecer grande para o padrão de tamanho que conhecemos hoje para o telefone, o funcionário diz que o modelo impressionava bastante por rodar o sistema OS X – e não é difícil imaginar a importância desse protótipo para a geração de tablets e portáteis que vierem em seguida.
Máquina de teste e desenvolvimento
Como podemos ver nas imagens divulgadas pelo
site, o protótipo apresenta uma série de drivers e portas de entrada que não encontramos em dispositivos móveis ou aparelhos celulares. Porém, a intenção da Apple não era mesmo manter esses conectores no produto final. De acordo com o ex-funcionário, portas como Ethernet e Serial servem apenas para facilitar o trabalho no modelo.
A primeira geração do iPhone foi lançada em 2007 e se apresentava como uma mistura de telefone, iPod e navegador na internet.