Kazunori Yamauchi confirmou oficialmente Gran Turismo 6, anunciando que o lançamento está previsto para o Natal na PlayStation 3.
As novidades são 200 carros novos, aumentando o número total para 1200 (e mais virão por meio de conteúdos adicionais) e um motor de física melhorado, que conta com um novo sistema de suspensão, pneus e aerodinâmica.
Haverá ainda novas pistas, aumentando o número total para 33, que vão apresentar 71 disposições diferentes. Tal como nos carros, mais pistas serão adicionadas através de conteúdos adicionais.
Poderão ter uma pequena amostra do que esperar de Gran Turismo 6 já em julho, com a demo que será disponibilizada com o início da nova temporada de GT Academy.
Fiquem com uma lista de todas as novidades compilada pela Sony.
Novo motor de jogo
Refactoring (reestruturação do código) Compacto, operações mínimas Expansibilidade flexível Um novo motor de renderização que leva a PS3 aos seus limites
Novo motor de física
Novo modelo de suspensão e novo modelo cinemático Novo modelo de pneus Novo modelo aerodinâmico Parceria técnica com a Yokohama Rubber e KW Automotive
1200 carros, partes de personalização abundantes e DLCs contínuos
Desde carros históricos até aos carros de corrida mais recentes, o jogo contém 1200 carros no total Múltiplas partes aerodinâmicas e jantes personalizadas estarão disponíveis em quase todos os carros Os jogadores podem criar o seu próprio carro personalizado Mais carros serão adicionais regularmente online 33 locais, 71 configurações 33 locais e 71 configurações estão disponíveis desde o primeiro dia (mais 7 locais e 19 configurações que GT5) Mais pistas continuarão a ser providênciadas online
Novo criador de circuitos Cenários massivos que se prolongam durante dezenes de quilómetros quadrados Um novo algoritmo de criação aleatória.
Organizador de comunidade/Clube/Corridas
Os jogadores podem ter as suas próprias comunidades Vários níveis de comunidade, desde local e doméstico até global Os jogadores podem criar e gerir os seus próprios eventos online
Nova interface de utilizador
Equilíbrio nas operações direcionais Resposta rápida Tempos de loading mais curtos
Compatibilidade com vários dispositivos
PlayStation
Smartphone
Tablet
PC.
Bom, Gran Turismo 6 trará novos níveis de uma autêntica simulação além de novas pistas e traçados, carros e uma interface totalmente nova. Uma nova engine foi criada especialmente para o game, que irá melhorar a performance e aumentar a flexibilidade para a adição de conteúdos via download - leia-se DLC's.
Talvez a maior novidade seja a compatibilidade com Smartphones, Tablets e, pasmem, PC! Isso mesmo, o Gran Turismo 6 terá compatibilidade com PC. Mas calma! Ele não rodará no PC, mas sim um aplicativo feito para o game que será compatível com essas plataformas citadas, voltadas para comunidades e funções sociais.
Apesar de ser um jogo novo, ele terá todos os carros e pistas do Gran Turismo 5. Mas ainda não se sabe se serão apenas "transportados" para o Gran Turismo 6 ou se eles sofrerão algum acréscimo de qualidade. Além desses componentes do game anterior, a nova versão da franquia terá inúmeros carros inéditos, desde carros históricos, carros de rua e carros de corrida, totalizando 1200 veículos iniciais.
Os veículos poderão ser personalizados, assim como nos games anteriores, mas agora com mais opções de peças aerodinâmicas, e um novo modo de tunagem.
Como já se esperava, o circuito de Silverstone - onde ocorre o evento de hoje - será apenas uma das sete novas localizações que o game irá trazer. Com um total de 33 localidades e 71 pistas, Gran Turismo 6 terá 19 pistas inéditas na franquia baseadas nas 7 novas localidades. A Sony anunciou também que haverá novas pistas, via DLC.
O Editor de Pistas terá mais funções e cenários, gerando circuitos com uma variação maior na parte visual, incluindo o tamanho do percurso. Além disso, o Editor terá o cenário de Andalucía, como uma das opções.
Gran Turismo 6 focará também em projetos reais, como acontece com o GT Academy patrocinado pela Nissan, onde jogadores virtuais competem entre si, e os melhores correm nos carros reais em circuitos reais. A ideia da Sony é criar mais projetos assim, e não apenas o GT Academy.
Na questão da física dos carros, Gran Turismo 6 terá parcerias com a fabricante de pneus Yokohama Rubber e a fabricante de suspensão KW Automotive. As duas empresas estão participando do desenvolvimento técnico da nova engine de física do jogo, tanto para a reação dos pneus quanto na suspensão de cada carro, criando uma experiência ainda mais realista para os fãs de Gran Turismo.
O criador da franquia, Kazunori Yamauchi, disse que "É incrível imaginar que são 15 anos desde que lançamos o primeiro Gran Turismo (...) As coisas mudaram muito desde então, e agora Gran Turismo 6 é uma evolução do meu sonho. Temos o prazer de entregar Gran Turismo 6 para Playstation 3, pois temos uma comunidade muito fiel nessa plataforma. No entanto, nós recriamos o jogo para torná-lo mais flexível e expansível, com o objetivo de fazer muitos projetos futuros. Estou muito satisfeito com tudo sobre o novo jogo e as novas adições, mas o lançamento será apenas o começo para Gran Turismo 6. O jogo vai continuar a se desenvolver ao longo de sua vida. Já tenho muitas ideias para os próximos 15 anos de Gran Turismo!"
O demo de Gran Turismo 6 será lançado em Julho, trazendo a pista de Silverstone e muitos veículos, ao contrário do demo da versão anterior. Confira a lista:
- Acura NSX ’91
- Alfa Romeo TZ3 Stradale ’11
- Alpine A110 1600S ’68
- Audi Sport quattro S1 Rally Car ’86
- Ferrari 458 Italia ’09
- Ferrari Dino 246 GT ’71
- Ford GT ’06
- KTM X-BOW R ’12
- Lamborghini Countach LP400 ’74
- Light Car Company Rocket ’07
- McLaren MP4-12C ’10
- Mercedes-Benz SLS AMG GT3 ’11
- Nissan 370Z (Z34) (GT Academy Version) ’08
- Nissan 370Z Tuned Car (GT Academy Version) ’08
- Nissan GT-R Black edition (GT Academy Version) ’12
- Nissan GT-R Nismo GT3 N24 Schulze Motorsport
- Nissan Leaf G (GT Academy Version)
- Tesla Motors Model S Signature Performance ’12
- Toyota 86 GT ‘12
Confira a lista de especificações de Gran Turismo 6, divulgadas hoje:
- Motor Gráfico
- Remodelado
- Compacto, com performance otimizada
- Maior flexibilidade
- Um novo motor de renderização que empurra os limites do PS3 ao máximo
- Nova engine de física
- Novo modelo de suspensão
- Novo modelo de pneu
- Novo modelo de aerodinâmica
- Parceria técnica com a Yokohama Rubber e KW Automotive
- 1200 Carros, quantidades enormes de peças personalizadas e DLC em curso
- De carros históricos até os últimos carros de corrida, o jogo contém um total de 1.200 carros.
- Várias partes aerodinâmicas e rodas personalizadas estarão disponíveis para quase todos os carros.
- Os jogadores podem criar seu próprio carro personalizado no jogo.
- Os carros serão continuamente adicionados via DLC
- 33 localidades, 71 layouts
- 33 locais e 71 layouts serão fornecidos a partir de primeiro dia (7 locais e 19 layouts a mais que em GT5)
- Novos circuitos continuarão a ser adicionados via DLC
- Novo Editor de Pistas
- Cenário gigantesco abrangendo várias dezenas de quilômetros quadrados
- Um novo algoritmo de geração de circuitos
- Comunidade / Clube / Organizador de Corridas
- Os jogadores podem formar suas próprias comunidades
- Vários níveis de comunidade de local, nacional e global
- Os próprios jogadores podem criar e gerenciar seus próprios eventos on-lines
- Nova Interface de Usuário
- Melhor balanceado na parte de tecla direcionais e operação de toque
- Respostas mais rápidas
- Redução nos tempos de carregamento
- Multi compatibilidade de dispositivos
- PlayStation
- SmartPhone
- Tablet
- PC
Ao mesmo tempo que a versão PS3 de Gran Turismo 6 for lançada, a versão móvel e a versão do aplicativo para Internet serão criadas para a comunidade de Gran Turismo.
O lançamento de Gran Turismo 6, que está sendo produzido pela Polyphony Digital, será para Playstation 3 no final do ano, ainda sem uma data específica. Nada foi informado sobre o Playstation 4.