Os desenvolvedores de jogos poderiam liberar "episódios-piloto" (estilo como existe na televisão) para os jogos da próxima geração. Assim, seria avaliado o interesse dos jogadores antes de se comprometer totalmente a um projeto de três anos ou quatro, diz Hideo Kojima.
A lenda do Metal Gear também nos disse que o desenvolvimento dos jogos para a next-gen poderia ser mais social e com base no feedback dos usuários.
Quando perguntado se novos consoles pode significar grandes equipes de desenvolvimento, Kojima respondeu: "É possível fazer muitas coisas mais realista, mas isso não significa que você deve. Você tem que priorizar e isso é o que vai separar as equipes que se sucedem desde as equipes que não estarão envolvidas. Um jogo muito grande, um jogo de 20-30 horas, pode precisar de uma equipe maior e ter três ou quatro anos de produção. "
"[Mas] Eu acho que há uma maneira diferente de lidar com este problema: algo semelhante a uma série de TV, onde você pode usar episódios-piloto para testar a idéia antes de saltar completamente para o projeto ... Ele pode ser distribuída através de download, de modo que o jogador pode experimentá-lo antes que a produção continue. Algo como isso não levaria muito tempo para criar, talvez um ano, e se for bem sucedido, você pode continuar. "
Ele acrescentou que a próxima geração de consoles pode incentivar uma maior interação da comunidade durante o processo de desenvolvimento. "Eu acho que vai ser um aspecto social de criação do jogo, porque vai ser mais interativo. Você vai ter o feedback do usuário imediatamente, e eu acho que vai ser este vai-e-vem entre os usuários e criadores. "