Ao contrário do seu antecessor, Borderlands 2 terá um sistema de progressão de níveis infinito.
Randy Pitchford, o CEO da Gearbox, o estúdio que está a desenvolver o jogo, explicou como funcionará este sistema inovador .
Este sistema de progressão, chamado "Badass", estará ligado ao perfil do jogador e dá acesso a bónus estatísticos para todas as personagens, sejam novas ou antigas.
Sempre que usarem um token ganho através do sistema Badass, o jogo escolhe um conjunto de estatísticas. Caberá depois ao jogador escolher que estatística aumentar. O algoritmo por detrás deste sistema está fechado a sete-chaves na Gearbox.
A razão pela qual a Gearbox optou por um sistema de progressão infinito pode ser encontrada nos dados dos utilizadores no primeiro Borderlands. Houve jogadores que jogaram durante dois anos e meio após o lançamento. A Gearbox quer que os jogadores se sintam recompensados pelo dinheiro gasto no jogo.
Pitchford revela que Borderlands não seguiu o exemplo dos outros jogos, na questão em que existem mais vendas e mais jogadores a jogar no lançamento. "Borderlands foi lançado e as vendas e tempo de jogo continuaram a acelerar, em vez de um grande lançamento e depois parar," disse Pitchford.
Borderlands 2 será lançado a 21 de setembro. Se sempre sonharam com um jogo com longevidade infinita, não procurem mais.