Ao contrário da expectativa de queda dos preços com a fabricação de tablets da Apple no Brasil, o iPad 2 e o Novo iPad, que já estão nas prateleiras e catálogos online de lojas do país, estão sendo vendidos pelo mesmo valor de seus respectivos modelos importados. Eles podem ser encontrados tanto na loja da empresa na internet, como também em grandes varejistas como a Walmart e Americanas.com.
Conforme a VEJA, apesar da fabricante Foxconn já produzir os tablets Apple no interior de São Paulo desde abril, a produção era voltada para exportação aos países do Mercosul. Apenas no final de junho, lotes começaram a ser fabricados para a venda no varejo nacional.
Nenhuma confirmação sobre a queda de preços havia sido confirmada pela Apple ou pelo governo, mas o ministro das Comunicações Paulo Bernardo garantiu que tablets que se encaixavam nessa regra de incentivos fiscais (a chamada “Lei do Bem”) seriam até 36% mais baratos.
As lojas físicas e digitais da Apple e revendedoras estão vendendo os produtos por R$ 2.049 (Novo iPad Wi-Fi+3G de 32 GB) e R$ 1.599 (iPad 2 Wi-Fi+3G de 16 GB), sem levar em conta se eles possuem ou não uma inscrição “Fabricado no Brasil”. Outros estabelecimentos, como Fnac e Fastshop, ainda não receberam o modelo nacional, mas a resposta mais comum é que o preço praticado será o mesmo do fornecedor. A Apple ainda não se pronunciou sobre o caso.