Circus Challenge traz atividades do circo e usa movimentos do paciente.
Game cria competição para usuário mover braços e mãos.
Para auxiliar pacientes em recuperação após um derrame, a Universidade de Newcastle, no Reino Unido, desenvolveu um jogo de videogame que promete ajudar em parte da terapia. Chamado de "Circus Challenge", em desenvolvimento pela Limbs Alive, o game traz uma série de apresentações de circo, desde atirar tortas em palhaços, ser um trapezista, atirador de facas que usam os movimentos do jogador e ajudam na recuperação.
"Cerca de 80% dos pacientes não recuperam totalmente os movimentos dos braços ou das mãos e isso limita sua independência e habilidade para voltar ao trabalho", afirma a professora de neurociência da universidade Janet Eyre, que montou a Limbs Alive para criar os games.
Segundo ela, com o jogo, os pacientes entram em uma competição que usa elementos do circo e acabam se divertindo, mas ao mesmo tempo, não percebem que o que estão fazendo é um tratamento de recuperação.
Os pacientes usam controle sem fio com sensibilidade a movimentos. Eles usam os movimentos dos braços e das mãos para poder jogar - para jogar uma torta em um palhaço, é necessário mover o braço como se fosse jogar um objeto. E isso, segundo a professora, ajuda na recuperação.
O jogo foi desenvolvido para que pessoas de diferentes níveis de habilidade possam competir e se divertir.
Pra vocês verem, e ainda tem muitas emissoras que falam que os jogos incitam à violência!