
O extremamente realista simulador de guerra ArmA II recentemente teve suas vendas subindo até o topo dos mais vendidos do Steam com o mod Day Z.
O mod coloca dezenas de jogadores ao mesmo tempo no mapa de ArmA 2, cujo tamanho é de 225km quadrados - aproximadamente dez vezes maior do que Skyrim - em uma realidade onde o país de Chernarus foi infestado com zumbis.
Nesse mod, a munição é escarça, comida e bebida são necessários para sobreviver, e a morte é permanente - ou seja, se você morrer, todo o seu progresso é apagado - conferindo ao mod uma tensa atmosfera de sobrevivência lembrando seriados como The Walking Dead, com jogadores sendo forçados a andar de uma cidade pra outra do país em busca de suprimentos e equipamentos, como mapas e bússolas, não disponíveis no começo, tendo que tomar cuidado tanto com zumbis quanto com jogadores carniceiros que sobrevivem matando os outros para pegar comida e munição.
A enorme popularidade do mod Isso fez com que a Bohemia Interactive se pronunciasse sobre o assunto.
O artigo da Kotaku em contato com representantes da empresa:
" O mod de sobrevivência em um apocalipse zumbi para o simulador militar da Bohemia Interactive, ArmA II, veio do nada para se tornar uma das coisas mais interessantes para acontecer ao PC em 2012. O que é mais interessante, para mim pelo menos, é o que ele fez para as vendas e a popularidade de ArmA II, um jogo muito sério e um jogo que, embora com certeza tenha sido um sucesso no pequeno público alvo que ele almeja, dificilmente é o que você chamaria de um estrondoso jogo blockbuster.
Ainda assim nas últimas semanas mais novatos foram expostos a ArmA II em pouco tempo do que jamais antes, tudo porquê a impiedosa abordagem do jogo ao realismo e á sobrevivência agora inclui zumbis. Para descobrir como o mod impactou com o jogo e como a empresa está lidando com a súbita popularidade, eu falei com Marek Spanel, funcionário da Bohemia Interactive.
" Não há dúvida que o mod Day Z é o que está carregando todas as vendas de Arma 2 Combined Operations no Steam " ele diz com um toque de eufemismo - " As vendas ficaram quase cinco vezes maiores do que eram antes do Day Z ser lançado!"
" Dito isso, sempre fomos orgulhosos em dar ao PC um exclusivo como ArmA II, com uma forte ênfase em mods e a comunidade dos usuários. "
Questionado se o sucesso do mod poderia fazer com que a Bohemia Interactive desse uma ajuda ( o criador do mod está sobrecarregado com toda a reação positiva a ele ) Spanel disse que a desenvolvedora está até acomodando Day Z na próxima atualização de ArmA II.
"A Bohemia Interactive sempre tentou ajudar os produtores de mods de muitos modos diferentes e Day Z não vai ser uma exceção," disse ele. " Estamos mais do que felizes em ajudar o Day Z de qualquer modo que pudermos e considerando a popularidade do mod, estamos nos comprometendo a fazer trabalho relacionado á ele na próxima atualização do ArmA 2 (1.61)"
" Estamos debatendo ativamente sobre como poderíamos ajudar da melhor forma a comunidade dos usuários de ArmA 2, especialmente no multiplayer, e os jogadores de Day Z são agora uma porção significante das pessoas ativamente jogando o game, então é claro que é de alta prioridade ajudá-los da melhor maneira que pudermos. É importante entender que Day Z foi lançado só umas semanas atrás como uma demonstração, e ainda está no estado Alpha então até sabermos onde o projeto pretende ir é dificil nos comprometermos com alguma coisa especificamente. "
E o futuro? " Eu pessoalmente acho que a combinação da jogabilidade realista de
Arma e a ambientação em um apocalipse zumbi tão viciante que eu acredito que isso pode se tornar um jogo por si só. "
" No momento, Rocket [ o criador do mod ] de Day Z está completamente sobrecarregado pela exigência e pela popularidade e nós também estamos tentando ajudar usuários tanto quanto pudermos ao lado de nossos outros projetos, então é impossível pensar no que o futuro reserva. "
Dito isso, eu perguntei o que isso poderia significar para ArmA 3, a sequência da série, que supostamente irá melhorar muito a engine de Arma 2, frequentemente desajeitada. Iria ser muito difícil colocar algo como Day Z na nova plataforma da empresa?
" Há muitos aspectos novas involvidos, como por exemplo o ambiente diferente, novos recursos da engine, etc. É importante entender que ainda há um longo caminho para percorrer até mesmo depois que ArmA 3 for lançado até que mods estejam propriamente configurados , transferidos e otimizados na nova plataforma."
" Então, realisticamente podemos esperar um ano ou mais até que vejamos algo como Day Z baseado na tecnologia de ArmA 3 "






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+


