Está circulando hoje em alguns websites internacionais, sobretudo os asiáticos, um rumor dando conta de que a AMD estaria planejando iniciar a produção das primeiras GPUs da futura geração – codinome Southern Islands – já no início do segundo semestre.
De acordo com o website China Economic News Service, a Advanced Micro Devices (AMD) planeja estabelecer um contrato exclusivo com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) para a produção dos primeiros chips gráficos utilizando o novo processo de fabricação em 28nm.
Ainda não se sabe qual dos três processos de fabricação será utilizado pela TSMC. No início do ano a fundidora recebeu pedido para a produção de 5 mil wafers de chips para a Altera e Xilinx, ambas com o processo de litografia 28LP, baseado nos processos “poly gate” e nitrato óxido de silício.
Vale ressaltar que a fabricação de GPUs utiliza um processo mais refinado, e, portanto, mais robusto e complexo, chamado de high-k metal gate. Desta forma, analistas de mercado ainda não têm certeza se a TSMC já teria atingido um nível de amadurecimento suficiente para começar a produção de chips utilizando a tecnologia HKMG já no segundo trimestre de 2011.
Ainda não sabe praticamente nada a respeito da geração Southern Islands da AMD, a não ser pelo fato que contarão com especificações bem mais robustas em relação à atual Northern Islands.
Graças ao “die shrink” ao qual passará o novo chip, saindo dos atuais 40nm para os 28nm, as Radeons da série 7000 contarão com mais transistores por área do die (leia-se mais Stream Processors), bem como clocks mais elevados.