Além do Hololens, a companhia de Bill Gates resolveu entrar de vez na realidade virtual com tecnologias para esta funcionalidade. O Projeto Irides representa as pesquisas da Microsoft no campo da VR, com o objetivo de explorar esse aspecto da tecnologia para exibir melhor qualidade gráfica e menor latência através do cloud computing. A iniciativa é desenvolvida após a experiência com dois projetos da empresa, o Kahawai e a Outatime.
A Microsoft havia se pronunciado anteriormente sobre o Irides com a Neowin, descrevendo suas experiências com o uso da nuvem para melhorar a tecnologia em dispositivos acoplados de realidade virtual – os HMDs. No relatório, a empresa alega o uso do que eles chamam de "renderização colaborativa", usado inicialmente em smartphones para renderizar os frames com menos detalhes, deixando que a nuvem entregue as variações gráficas.
A empresa acredita que o mesmo pode ocorrer nos óculos de realidade virtual, utilizando o Irides para o processamento visual enquanto o aspecto do processamento gráfico pesado ocorre na nuvem. Com esta característica, o HMD consumirá menos energia, será mais leve e ainda conseguirá manter o desempenho de alta qualidade.
Confira o vídeo ilustrativo do projeto, retirado do blog oficial da Microsoft:
Embora a empresa esteja colocando seus pés na área da realidade virtual, já foi anunciado que a Microsoft provavelmente não irá criar um dispositivo próprio para o Irides. Entretanto, é possível que o recurso de VR possa aparecer em versões futuras do HoloLens, dispositivo de realidade aumentada. Outra possibilidade é que a tecnologia pode ser licenciada e distribuída para terceiros.
via: Neowin