O Xbox One e Kinect causou um grande alvoroço entre os jogadores sobre o medo que a Microsoft vai usar os dois dispositivos para monitorar jogadores e compilar dados de marketing, em seguida, liberá-lo para os anunciantes. Apesar das alegações de que a empresa não vai liberar tais dados para terceiros, Yusuf Mehdi, da Microsoft supostamente deu a entender que isso poderia acontecer em algum momento.
Em um artigo chamado "Xbox One's Data Treasure Trove Could Reshape Marketing," Advertising Age informa que vice-presidente de marketing e estratégia Mehdi deu uma palestra na Associação dos anunciantes Mestres Nacionais da Conferência de Marketing em 5 de outubro. Durante a palestra, ele discutiu a posição da empresa no mercado e, aparentemente - de acordo com o site - deu a entender que no Xbox one os dados de marketing poderiam ser liberados para além das fronteiras da empresa.
O site não ostentar uma citação com ênfase neste assunto.
Em outros lugares, Mehdi disse: "Nós estamos tentando criar uma ponte entre o mundo online e offline. Isso é um pouco do Santo Graal em termos de como você entende o consumidor nos 360 graus de sua vida. Temos uma posição bastante singular na Microsoft por causa do que fazemos com digital, bem como mais e mais com a televisão por causa do Xbox. É cedo, mas estamos começando a colocar que, juntos, em mais de uma forma unificadora, e espero que, em algum momento, podemos começar a oferecer aos anunciantes em geral. "
Segue-se comentários de Albert Penello da Microsoft , no qual ele minimizou a possibilidade de que um Xbox Kinect estaria observando jogadores. Ele acrescentou que, mesmo que o fizesse, seria algo que os usuários teriam que optar por.
Na época, ele disse da tecnologia da Microsoft NuAds ", NuAds por definição, é simplesmente publicidade interativa feito na plataforma. Usando as funções do console e Kinect para interagir VS apenas assistir a um ponto. Não há nada de particularmente interessante acontecendo aqui, a menos que você esteja no negócio de publicidade, e nós fizemos um pouco no Xbox 360 hoje.
"O que eu acho que você está perguntando é uma entrevista feita no início do ano em que alguém estava falando sobre como algumas das novas características Xbox Kinect * poderia* ser usada em publicidade - uma vez que podemos ver as expressões etc, e como isso pode ser utilizado para direcionar publicidade. Este é o ponto que parece desenhar alguma controvérsia.
"Primeiro - ninguém está trabalhando nisso. Nós temos muito mais coisas interessantes para dedicar neste momento. Foi uma entrevista feita especulativamente, e eu não estou ciente de qualquer trabalho ativo neste espaço. Segundo - se algo assim tivesse acontecido, você pode ter certeza que isso não aconteceria sem o usuário ter controle sobre ele. Período. "