Entre os casos descobertos, helicópteros com equipamentos de visão noturna falsificados
Pensa que é só nas ruas por aí, que pessoas conhecidas (ou não) usam gadgets falsificados made in China? Claro que não. Os "xing-lings" chegaram às Forças Armadas dos Estados Unidos. São equipamentos como rádios, GPS e aparelhos de visão noturna que, se sofrerem com a falha de uma única parte, acabam colocando a vida dos soldados em risco.
A descoberta está em um relatório da Comissão das Forças Armadas do Senado americano, divulgado nesta segunda-feira (21/05), fruto de uma investigação de um ano e dois meses. Foram identificados mais de um milhão de componentes falsificados em aeronaves militares do país, das quais 70% vieram da China. Outros fornecedores incluem o Reino Unido e o Canadá.
Assine a tag forças_armadas para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados
Um dos equipamentos com peças falsificadas feitas na China é o helicóptero da marinha SH-60B usado para caçar submarinos inimigos. Neste caso, os componentes falsos comprometiam seu sistema de visão noturna. “Nosso relatório descreve como esse fluxo de peças falsificadas, predominantemente da China, ameaça a segurança nacional, a segurança de nossos soldados e os empregos americanos”, afirmou à CNN o senador Carl Levin, presidente da Comissão.
Os senadores criticam a fragilidade da cadeia de suprimentos dos EUA, que deveria identificar suspeitas de peças falsificadas, e também o fracasso chinês em conter o seu grande mercado de produtos falsos, que são exportados para o mundo inteiro.