Se por um lado 9 entre 10 dispositivos portáteis utiliza alguma versão de processador da ARM, como é o caso das linhas Cortex A9 e A8, por outro, a companhia ainda não conseguiu “emplacar” com tanto sucesso as suas GPUs no mundo dos dispositivos SoC.
Ciente desta condição, a ARM pretende mudar esse cenário em um futuro próximo. A companhia lançará no próximo ano o Mali-T604, primeira GPU a utilizar a promissora arquitetura Midgard, que ao que tudo indica, utilizará pela primeira vez, shaders unificados.
Composta por até 4 núcleos/Stream Processors, cada core é uma combinação de dois pipes aritméticos e um de textura, embora a largura e a capacidade de cada um sejam desconhecidas. Os primeiros chips SoCs equipados com o Mali-T604 deverão chegar ao mercado no segundo semestre de 2012, em versões com litografia em 32/28nm. A ARM promete um poder de processamento de até 68 GFLOPS, marca impressionante para uma GPU para dispositivos tão diminutos.
No ano seguinte, em 2013, será a vez da Mali-T658. Com status de grande estrela da ARM, a GPU será baseada na segunda geração da arquitetura de shaders unificados Midgard, possuindo o dobro de pipes aritméticos por core, comparada à T604. Além disso, a GPU terá versões com até 8 núcleos/Stream Processors, com processo de fabricação em 32/28nm. A ARM promete um desempenho até 10 vezes superior em relação à versão intermediária da T604 (provavelmente a Mali-400).
A Samsung será uma das principais parceiras da ARM a adotar a Mali-T658 em seus smartphones. Vale ressaltar, porém, que a GPU chegará em um ambiente altamente concorrido, devendo brigar “palmo a palmo” com pesos pesados, como é o caso da GeForce presente na linha Tegra da NVIDIA, além da PowerVR da Imagination Technologies.