Em entrevista com o site VG247, Yosuke Hayashi, responsável máximo pela Team Ninja, falou sobre o desenvolvimento de Dead or Alive 5, especificando alguns conceitos importantes sobre o jogo.
"Nos seis anos que se passaram desde Dead or Alive 4 pensámos muito sobre o que podemos fazer com os jogos," declarou Hayashi. "Vocês vêem muitos jogos de luta sendo lançados agora que são muito fáceis e acessíveis e que se jogam online. Jogos de luta muito simples, tão fáceis como ligar e começar."
"Para nós está tudo bem, mas o que nós queremos realmente é trazer uma nova dimensão aos jogos de luta. Queremos evoluir, criar algo que use todo o potencial dos sistemas da geração atual," comentou ele.
"Como seria um jogo de luta se trouxesses a base de um jogo de luta, e o elevasses a 100%? Se usasse todo o poder do PlayStation 3 e Xbox 360?"
"Isso é algo que nós queremos fazer - algo que não seja possível adaptar num portátil, algo que possa ser feito apenas naqueles consoles. Quando pensamos nessas ideias, sabemos que a indústria mudou muito desde Dead or Alive 4 e que seguirmos o mesmo caminho não seria suficiente para nós. Não ficaríamos satisfeitos com isso."
"Usar isso é a nossa inspiração, queremos espremer de Dead of Alive 5 o máximo que pudermos, para conseguirmos algo que eleve o género desta atual para a próxima geração."