Um dos pilares dos jogos de PC é o cenário “modder“, formado por fãs que implementam melhorias e novas histórias aos games mesmo anos o lançamento oficial.
Os melhores jogos de PC abraçam os mods e oferecem ferramentas de modificação. Ou pelo menos não se incomodam muito com eles. Mas alguns jogos tentam bani-los de todas as maneiras. Uma atitude um tanto bobalhona, digamos.
E é isso que o próximo grande jogo da Blizzard, Diablo III, irá fazer. Ou pelo menos é isso que diz um FAQ entregue ao Kotaku em um recente evento da empresa, que afirma:
Pergunta: Diablo III inclui suporte para bots e/ou mods? Resposta: Não, por uma série de fatores e razões de segurança, não vamos apoiar bots ou mods em Diablo III, e eles vão ser expressamente proibidos por nossos termos de uso para o jogo.
Só para esclarecer, mods não serão apenas desencorajados em Diablo III; eles estão expressamente proibidos.
A Blizzard certamente tem suas razões para isso, a maioria delas relacionadas ao uso da Battle.net para forçar os usuários a se conectarem à internet para jogar (para não mencionar o funcionamento do mercado interno do jogo). Mas isso não vai mudar o fato de que essa decisão vai irritar muita gente, especialmente aqueles que buscam apenas uma boa campanha solo.
Os dois primeiros Diablo estão sendo modificados até hoje, e essa liberdade é uma das grandes razões pela qual eles são jogados mais de 10 anos depois do lançamento. Sem essa característica, Diablo III pode perder um pouco de sua longevidade.