O pessoal do Donanimhaber.com obteve acesso a supostos slides da Intel onde comparam o desempenho da futura geração de processadores de alto desempenho da companhia – linha Sandy Bridge E (socket LGA2011) – com o atual modelo top de linha.
De acordo com os tais testes, o Core i7-3960X Extreme Edition (revelado recentemente, conforme noticiado aqui na Adrenaline) é em média, 47% mais veloz que o 990X, chegando em alguns casos, a ter uma vantagem superior a 100%.
Para quem ainda não sabe, o processador pertencente à cobiçada linha Extreme Edition (multiplicadores totalmente destravados), com um total de 6 núcleos e 12 threads, clock pdrão em 3.3Ghz (podendo chegar a 3.9Ghz via Turbo Boost), com 15MB de memória cache L3, controladora de memória quad-channel, suporte oficial para DDR3 de 1333Mhz e TDP em 130W.
Dois fatores são os principais responsáveis pelo significativo aumento de desempenho da geração Sandy Bridge E sobre a atual Westmere/Gulftown: aumento de 33% na largura de banda de memória (de 192 bits para 256 bits, ou triple channel para quad channel) e as novas instruções AVX que otimizam o trabalho da CPU.
Ainda não há informações sobre preços ou data de lançamento dos Core i7 3000, embora se especule que as primeiras CPUs poderiam chegar entre outubro e novembro.