Jobs apresentou o novo sistema durante a WWDC 2011
A Apple lançou oficialmente, durante a WWDC 2011, seu serviço "na nuvem", o iCloud. Com ele, até cinco aparelhos poderão sincronizar dados, como contatos, automaticamente. Até 5 GB de fotos, mensagens, documentos e e músicas poderão ser sincronizados automaticamente, além de servir como forma backup destes dados.
Diversos aplicativos farão uso do sistema na nuvem, possibilitando criar um documento em um smartphone, por exemplo, e continuar a edição em um tablet, sem necessidade de fazer a transferência entre os dois aparelhos. Naturalmente, os dois aparelhos precisam estar conectados à internet, para que o serviço funcione.
O iTunes também fará uso das funções do iCloud, tornando possível compartilhar a biblioteca musical adquirida através do iTunes com até dez aparelhos. Músicas adquiridas de outras formas também poderão ser sincronizadas, através do iTunes Match, que custará 24,99 dólares anuais. Já as músicas compradas através do iTunes serão sincronizadas gratuitamente.
O sistema iTunes Match não irá "uploadear" todas as músicas da biblioteca do aparelho para o serviço na nuvem, e sim fazer um escaneamento e "reconhecer" qual música é, e incorporar da versão equivalente presente no iTunes.
Os novos serviços na nuvem serão disponibilizados em setembro, junto com o lançamento do novo iOS.