Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Intel finaliza design do Sandy Bridge de 32nm



Embora previsto para o início de 2011, fontes de dentro da Intel revelaram hoje que o Sandy Bridge - processador de 4 núcleos com IGP com litografia de 32nm - teve seu design (tape out) finalizado.

A primeira revisão, mais conhecida como A0, ficou pronta na vigésima terceira semana de 2009, ou seja, entre os dias 1 e 7 de junho. Conforme pode ser visto na foto abaixo, o Sandy Bridge conta com 256KB de memória cache L2, com clocks variando entre 2.8-3.4Ghz, além da tecnologia Turbo Boost presente na atual arquitetura Nehalem.

Antes, porém, da chegada da nova geração, a Intel lançará o Westmere, versão refinada dos Nehalems, trazendo o processo de fabricação misto em 45nm (GPU) e em 32nm (CPU). Ainda de acordo com as mesmas fontes, o Sandy Bridge ganhará um aversão mais moderna, com litografia em 22nm, chamada Ivy Bridge.

Ao passar do Westmere para o Sandy Bridge, a Intel dará um passo importante na unificação de um chip com funções de CPU e GPU, tudo em um mesmo encapsulamento, nos mesmos moldes do AMD “Swift”, mais conhecido pelo nome de projeto Fusion.

A GPU dentro do Sandy Bridge terá clock entre 1-1.4Ghz, conectado diretamente a memória cache L3 de 8MB. A controladora de memória, mais conhecida como Northbridge, está ligada
à L3, o que em outras palavras quer dizer que a GPU, assim como a CPU, irá se beneficiar do uso da referida cache.

Espera-se ainda que o IMC trabalhe na mesma freqüência da DDR3, isto é, em 1600Mhz, e não mais em 1066Mhz como ocorre com o Nehalem.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário