Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Computador quântico da Google supera supercomputadores clássicos em velocidade



Computador quântico da Google supera supercomputadores clássicos em velocidade

O computador quântico desenvolvido pela Google foi capaz de superar por muito os supercomputadores tradicionais num teste de velocidade específico, no que promete ser um momento marcante na busca por um novo modelo de computação. Os cientistas da Google publicaram o resultado da pesquisa na revista científica Nature, através de um artigo onde eles revelam terem trabalhado por mais de dez anos na tecnologia.

"Nossa máquina executou a computação desejada em 200 segundos, e a partir das medidas do nosso experimento, nós determinamos que levaria 10.000 anos para o supercomputador mais rápido do mundo para exibir um resultado similar".
Comunicado oficial dos pesquisadores da Google

Como explica o site Cnet, a notícia já havia vazado anteriormente através de uma publicação prematura de um artigo no mês de setembro. Apesar disso, a divulgação completa das descobertas dos cientistas oferece provas de que os computadores quânticos podem servir para mais do que apenas impulsionar laboratórios de pesquisa — mas sim um dia chegar na casa de usuários comuns.



A presença mais ampla desse tipo de computador na nossa sociedade pode resultar na criação de materiais totalmente novos, no desenvolvimento de drogas novas num nível molecular, na otimização de investimentos financeiros e na aceleração das entregas de encomendas.


Claro que o teste de velocidade foi escolhido pela equipe de pesquisa, o que resultou em críticas por parte de parcela a comunidade científica. Em resposta a essas dúvidas, o pesquisador Hartmut Neven usou como exemplo a espaçonave Sputnik, dizendo que ela apenas deu a volta ao redor da Terra — mas ainda assim foi responsável por começar a era especial.

Via: Cnet

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário