Apesar dos conteúdos em resolução 8K ainda serem raros no mercado e os produtos com suporte para a tecnologia serem escassos atualmente, a indústria deve começar a dar mais atenção para o novo padrão em 2019.
Atualmente, empresas líderes no mercado de TV, como Samsung e Sharp, produzem televisões que vem com resolução 8K. Em 2019, porém, mais fabricantes começarão a focar suas linhas de produção na concepção de produtos com a tecnologia.
De acordo com o Digitimes, o número de produtos seguindo a nova resolução ainda será escasso em 2019 por causa da falta de componentes como SoCs e alto custo de produção. Ainda assim, o site estima que sejam entregues 300 mil televisões 8K durante o ano que vem, o que deve abrir caminho para mais dispositivos do tipo futuramente.
Segundo apontam as fontes do Digitimes, o tamanho padrão das novas televisões 8K feitas em LCD devem ser de 65 e 75 polegadas. A LG também deve investir em painéis 8K OLED, com tamanho de até 98 polegadas. A Samsung e fabricantes como a BOE e CEC também devem trazer aparelhos desse tamanho para o mercado.
Apesar das previsões positivas vindas das fontes do Digitimes, é importante ressaltar que o conteúdo com suporte para TVs 8K ainda é bem escasso, principalmente quando falamos em games. Outro fator que deve dificultar o crescimento comercial desse mercado num primeiro momento é o preço, o que deve deixar os produtos com a tecnologia caracterizados como premium.
Se você tivesse grana, investiria em uma TV 8K? O que você pensa sobre a tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários.