Anunciado ainda em 2009 Thief é o quarto jogo da série e funcionará como um reboot na franquia. O jogo será lançado no dia 25 de fevereiro mas as suas primeiras notas começaram a sair.
Atualmente a média no metascore de Thief está em
70, mas será atualizada.
Veja de que forma a critica recebeu o game com as notas abaixo:
Machinima - 8.5/10
Canadian Online Gamers - 8.1/10
Game Informer - 8/10
Gamereactor Sweden - 8/10
Joystiq - 8/10 [4/5 estrelas]
PC Gamer - 7.9/10
Gamepro Germany - 7.8/10
4Gamers - 7.7/10
Destructoid - 7.5/10
Gametrailers - 7.5/10
Playstation Universe - 7.5/10
SlasherJPC video review - 7.5/10
EDGE - 7/10
Gamesbeat - 7/10
OPM UK - 7/10
Play - 7/10
Videogamer - 7/10
XONE Magazine - 7/10
Lazygamer - 6.9/10
IGN - 6.8/10
Gamesided - 6.5/10
NowGamer - 6.5/10
Eurogamer - 6/10
Gamespot - 6/10
GamesTM - 6/10
Polygon - 6/10
Rev3games/Sessler video review - 6/10 [3/5 estrelas]
Rocket Chainsaw video review - 6/10 [3/5 estrelas]
US Gamer - 6/10 [3/5 estrelas]
Kotaku - NO
A matéria será atualizada com a chegada de possíveis novas reviews.
Eurogamer
Thief sofre muito em comparação com Dishonored - seu primo mais próximo, mais cuidadosamente projetado e com sucesso, em cuja sombra Garrett [protagonista] e seu jogo agora ficam.
EDGE
Thief está longe de ser o desastre que muitos temiam que seria, e os fãs que tem tempo para personalizar suas configurações antes de sua primeira 'jogatina' vão encontrar um mundo gratificante aqui. No entanto, ainda é difícil de abalar o sentimento de que, por toda a sua destreza, Garrett tropeçou em sua tentativa de ganhar acesso a uma nova geração.
Gameinformer
Não importa o seu objetivo, Thief está constantemente a mudar o ritmo. Objetivos opcionais e uma pitada de jóias aleatórias e artefatos raros vão dar muitas razões para explorar plenamente todos os níveis. Um punhado de puzzles ambientais inteligentes forçam você a pensar como um ladrão a fim de desbloquear cofres escondidos ou desarmar armadilhas escondidas. Missões geralmente apresentam vários caminhos para o sucesso, na verdade, muitas vezes eu tropecei em cima de portas escondidas ao explorar o ambiente para o saque.