Pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, localizada em Pittsburgh, EUA, desenvolveram um programa chamado "
Never Ending Image Learner", ou
NEIL. Ele fica rodando 24 horas por dia, tempo que usa para pesquisar e analisar imagens da internet. Com isso, o NEIL vai criando uma base de dados visual, que serve para alcançar o que chamamos de senso comum.
O programa identifica e classifica objetos que ele "enxerga" nas imagens, reconhecendo seus atributos, como as cores, a iluminação e os materiais. Ele também caracteriza as cenas que as imagens representam, e armazena os padrões que encontra em mais de uma imagem no seu banco de dados, para depois resgatar isso para entender as próximas imagens.
Com isso, ele vai adquirindo o que nós humanos chamamos de senso comum. Através da associação entre as imagens analisadas, o NEIL vai começar a entender que carros são encontrados em rodovias, que prédios são verticais, e que as primeiras unidades de novos consoles apresentam defeitos.
NEIL é um supercomputador que roda em 2 clusters de 200 núcleos. Nem todas as associações feitas por ele são corretas, mas pelo menos todas elas são postadas
neste site. É possível inclusive contestar se uma associação feita pela NEIL é correta ou não. A lista das últimas associações feitas por ele inclui "carro pode ter uma parte chamada roda", "zebra pode ser encontrada na savana", e "Airbus 330 pode ser um tipo de/parecer com um avião". Via
Engadget e
Science Dayli.