A
Samsung revela durante uma coletiva de imprensa na IFA 2013, em Berlim, na Alemanha, o seu primeiro smartwatch, o
Galaxy Gear. O aparelho foi desenvolvido para ser um “companheiro” do Galaxy Note 3, também revelado no evento, e é capaz de entender comandos de voz para, por exemplo, receber e realizar chamadas.
O relógio é equipado com uma tela Super AMOLED de 1.63 polegadas com 320x320 pixels de resolução e uma câmera de 1.9 megapixel capaz de capturar vídeos curtos – de até 10 segundos – em 720p.
Conforme a Samsung, o aparelho tem o apoio de third-parties, o que proporcionará, logo no lançamento do gadget, um portfólio de 70 aplicativos, como o Evernote and Path e apps que ajudam o usuário a controlar seus exercícios físicos, como o RunKeeper e o MyFitness Pal. Outras opções incluem o eBay e o TripIt.
Inicialmente, a novidade terá compatibilidade limitada, ou seja, funcionará apenas com o Note 3 e o Note 10.1, mas é possível que ele funcione também para usuários do Galaxy S4 após a atualização do aparelho para o Android 4.3. Com o Galaxy Gear, será possível acessar funções do smartphone ou tablet, como o S Voice, o Find My Device e usar as funções proporcionadas pelo pedômetro.
O smartwatch tem processador de 800MHz e uma bateria não-removível de 315mAh. Há também dois microfones, um alto-falante, Bluetooth 4.0, acelerômetro e giroscópio, 4GB de armazenamento e 512MB de RAM. A novidade chega a 149 países no dia 25 de setembro, mas o preço ainda não foi revelado.