Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Samsung pode fabricar chips para NVIDIA, Sony e Amazon




(Produção de chips em wafers de 300mm na fundição da Samsung)

A versão eletrônica do jornal sul coreano Korean Times publicou a notícia de que a Samsung poderá, em um futuro próximo, ser responsável pela fabricação de chips para algumas das maiores empresas do mundo.

"A Samsung está de olho na Amazon, Sony e NVIDIA como clientes para compensar o volume perdido causado pela decisão da Apple de reduzir seus pedidos", revelou uma fonte com conhecimento ao Korean Times.

De acordo com a fonte, a Samsung está no momento em negociações adiantadas com Sony e NVIDIA, supostamente para ficar responsável pela fabricação de chips para smartphones, tablets e consoles portáteis.

No caso da Amazon, a qual ainda tem de desenvolver os seus próprios processadores de aplicações para os seus produtos, a negociação está em um nível inicial, sem qualquer resultado mais significativo.

Embora a notícia, ou melhor, a suposta veracidade da notícia esteja gerando debates acalorados em diversos portais de tecnologia e fóruns de discussão, o fato é que, se a Samsung deseja galgar postos mais elevados no mercado (atualmente a companhia é a terceira maior fabricante de chips do mundo), deverá necessariamente ir atrás de novos clientes, uma vez que a Apple vem reduzindo consideravelmente os seus pedidos para a gigante sul coreana.

Para um analista de mercado, que pediu anonimato, a Samsung está entrando em um novo capítulo em termos de chips lógicos, procurando por companhias com tecnologia de design de processador, mas que não tenham condições próprias de fabricação.

Com a praticamente saída da Apple da lista de clientes, a Samsung tem a disposição uma grande capacidade de produção de chips. A companhia, aliás, é uma das poucas a possuir fundição, que tem o domínio de processos de fabricação de ponta, incluindo litografias em 32nm e 28nm, além de estar se preparando para começar a fazer chips em 20nm e 14nm a partir do próximo ano.

Segundo levantamento da firma de consultoria e análises mercadológicas IC Insights, a Samsung se tornou em 2012 a terceira maior fundição de chips do mundo, ultrapassando a UMC, ficando atrás apenas da TSMC (na segunda posição) e Intel (no topo da lista). Ainda de acordo com o estudo, as estimativas são de que a companhia alcançou a marca de 150 mil wafers de 300mm por mês no último trimestre do ano passado. Levando-se em conta uma receita média por wafer de US$ 3 mil, a Samsung tem o potencial de arrecadar cerca de US$ 5,4 bilhões por ano só com a produção de chips.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário