Segundo a revista Europeia, Gamereactor, a Microsoft contempla a possibilidade de permitir que desenvolvedores independentes a publicar seus próprios jogos no Xbox 360 e Xbox One.
De fato, está em negociações com um estúdio de renome para tomar a decisão. Lembrando que atualmente, essas empresas necessitam de uma distribuidora formal para lançarem seus títulos.
Diante disso, a Microsoft também estabelecerá novos bloqueios para impedir que sua biblioteca fique saturado de jogos indie. Supostamente, haverá uma divisão entre os estúdios independentes pequenos e grandes, e estes últimos não poderão publicar o que quiserem de forma automática, mas terá que passar por um processo de seleção cujos os parâmetros são desconhecidos.
Além disso, há rumores de que a empresa vai oferecer o seu kit de desenvolvimento a um preço especial a determinados desenvolvedores independentes.
A necessidade de um distribuidor formal e o o alto custo do kit de desenvolvimento ($10 mil USD) são os principais obstáculos para o lançamento de jogos independentes no Xbox 360.
Se esperava que a Microsoft anunciasse esta alteração na sua política de distribuição desde meados do mês de junho, mas o rumor segue ganhando mais força.
O que já é um fato é, que a empresa eliminou quotas aplicáveis as atualizações ou patches, com o qual jogos como FEZ finalmente puderam ser corrigidos.