A 2K Games divulgou novos detalhes e os primeiros vídeos com a jogabilidade de The Bureau: XCOM Declassified. O jogo foi re-apresentado recentemente como uma mistura de tiro em terceira pessoa com estratégia em tempo real.
Segundo os produtores, The Bureau não é um XCOM clássico, mas também não é mais um shooter sem profundidade. Influenciada por jogos como Brothers in Arms e BioShock, além do XCOM original, a jogabilidade irá exigir raciocínio e planejamento, bem como destreza para atirar.
O jogador irá assumir o papel do agente William Carter, que dará comandos a outros dois agentes através de um menu circular que surgirá na tela com o apertar de um botão. Esse menu, batizado "Battle Focus", fará com que a ação entre em câmera lenta e dê ao jogador mais tempo para pensar antes de ordernar comandos aos seus subordinados.
Além de movimentar os agentes, os comandos do "Battle Focus" incluirão ataques especiais, combos e a habilidade de plantar sentinelas ou armadilhas no terreno para capturar os alienígenas.
Como no XCOM original, toda missão dará a oportunidade de contato com tecnologias alienígenas, que poderão ser pesquisadas e transformadas em novas armas para os terráqueos. O jogador também poderá explorar o QG do XCOM e gerenciar o desenvolvimento de novas armas e poderes.
A 2K Games também promete missões paralelas e uma história que será modificada de acordo com as decisões tomadas pelo jogador.
O enredo de The Bureau: XCOM Declassified acontece em 1962, durante a Guerra Fria, e conta como foi o começo da unidade XCOM, que trocou a espionagem dos russos para a função de investigação e defesa da Terra contra alienígenas.
"Estamos expandindo o universo com uma história descoberta sobre uma conspiração do governo e acobertamento heróico contada pela jogabilidade tática em terceira pessoa", comentou o diretor de criação, Morgan Gray.
The Bureau: XCOM Declassified será lançado no dia 20 de agosto para PC, Xbox 360 e PS3. Veja os novos trailers abaixo e as imagens.