Apesar de enormes esforços da indústria para superar a inércia do mercado de desktops, 2012 terminou com um volume de
vendas globais de PCs encolhendo 3,7% em relação ao ano passado, segundo pesquisa da
International Data Corporation (IDC). Com as vendas fracas do Windows 8 na temporada de férias e a pressão contínua da chegada de mais tablets, a agência de pesquisa de mercado IDC espera que as vendas de PCs diminuam em 1,3% durante 2013.
Um fator que contou para a queda foi a diminuição no potencial de crescimento dos mercados emergentes. 2012 marcou o primeiro ano em que houve diminuição no volume de vendas nos mercados emergentes.
Além disso, de acordo com a pesquisa, embora a indústria de PCs tenha depositado, junto com o Windows 8, uma oferta mais variada e menos cara de notebooks ultrafinos para reanimar a demanda, os esforços até agora não trouxeram grandes resultados.
A falta de componentes touchscreen tem contribuído para uma oferta limitada de modelos com Windows 8 que possuam sensibilidade ao toque - o que está fora de sintonia com o foco que o Windows 8 busca proporcionar. Além disso, os modelos que aparecem com a funcionalidade são relativamente mais caros em comparação a outras opções.