Nos últimos dias nós fomos procurados por alguns leitores que nos informaram que simplesmente não encontravam notebooks AMD equipados com alguns processadores e configurações medianas para comprar nas lojas varejistas e nós resolvemos investigar,
em uma rápida olhada em algumas lojas e constatamos que realmente não está fácil encontrar os modelos intermediários, o que achamos foram os top de linha (APU A10) e de entrada (A4 Dual-Core), os mais fáceis de achar são os de entrada da série E (Dual-Core) que custam em torno de R$ 1.000 e apenas alguns A6 e A8 (Quad-Core) que deveriam ocupar a lacuna e ainda sim são modelos um pouco acima do valor normalmente praticado e a explicação é simples, os consumidores limparam o estoque.
Procuramos a AMD para esclarecer a "seca" das prateleiras e eles nos informaram que "por conta da grande demanda pelos equipamentos com APUs da Série A no Natal e no início de 2013 - por conta de diversas promoções realizadas pelo varejo -, o estoque de algumas lojas ficou abaixo do normal. No último trimestre de 2012, as vendas de APUs AMD tiveram um crescimento de 35%. Isso explica muita coisa já que no fim do ano era possível encontrar notebooks equipados com A6 e A8 e capazes de rodar jogos com preços na casa dos R$ 1.500, é a velha lei da oferta e procura".
A AMD também afirmou que "tem feito um grande esforço para ampliar a oferta de seus produtos nos mais diversos pontos de venda, com soluções voltadas não só para o público mainstream, mas também para o mercado de entrada e heavy users. Hoje, trabalhamos com uma série de fabricantes como HP, Samsung, Asus, Philco, entre outros, que contam os mais diversos modelos equipados com APUs". Eles também disseram que as APUs A4, A6, A8 e A10 podem ser encontradas hoje em diversas lojas físicas e e-commerce de todo o país.
É uma notícia boa e ruim ao mesmo tempo, o crescimento de vendas é positivo mas a falta de produto no mercado afeta no preço, algo que não deve durar muito tempo já que a AMD não tem interesse em ver o sucesso se transformar em pesadelo.
Segue abaixo uma lista fornecida pela AMD dos locais onde é possível encontrar os produtos:
Submarino.com
Extra.com e Extra (loja física)
Fnac (loja física)
Saraiva (loja física)
Walmart.com
Fastshop.com
Carrefour (loja física)
Pernambucanas
E lembrem-se, qualquer dúvida entre em contato conosco por email ou nas redes sociais que não hesitaremos em buscar responder ou procurar as empresas para isso.