Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Do QWERTY ao Dvorak, conheça diferentes tipos de teclado



imagem

O teclado do tipo QWERTY, cujo nome representa as seis primeiras letras da primeira linha, da esquerda para a direita, é o mais usado atualmente em todo o mundo - desde os computadores pessoais aos pequenos smartphones.

Mas existem outros teclados - alguns inusitados - usados em diferentes partes do mundo

>Dvorak
imagem
Esta é a alternativa mais famosa ao QWERTY, porém pouco usada. O layout foi criado na década de 1930 pelo americano August Dvorak.

O autor usou como justificativa o aumento da velocidade da escrita com a nova disposição das letras e dos números no teclado. A ideia é aumentar o conforto do usuário e dimiuir o erro.

O layout deste teclado também foi pensado na língua inglesa e concentra próximas as letras mais usada no alfabeto inglês.

O teclado Dvorak pode ser encontrado para compra e há softwares que permitem seu uso em hardwares modernos de número restrito.

>Colemak
imagem

Ele foi criado tendo o QWERTY como base com a mudança de 18 letras e a manutenção das posições da maior parte dos caracteres não-alfabéticos.

O objetivo é concentrar a maior parte das letras usadas na língua inglesa na linha central do teclado para agilizar a digitação.

No Colemak, não há tecla de 'Caps Lock'. Há um botão adicional de 'backspace' no lugar.

O Colemak é suportado pelos sistemas operacionais Chrome, do Goole, GNU/Linux e Mac OS X Lion, da Apple.

>MALTRON

imagem

O Maltron tenta pensar o teclado como uma base de fato para as mãos, obedecendo ao formato das palmas abertas.

Tido como ergonômico, este teclado foi desenhado por Lilian Malt e Stephen Hobday na década de 1950 com o objetivo de prevenir problemas causados por movimentos repetidos com muita frequência.

A empresa possui uma série de variações - como teclados para se digitar somente com a mão direita ou esquerda e um outro com três grupos de caracteres e mais outros dois grupo de teclas deslocadas para baixo para uso com os dedos polegares.

>JCUKEN
imagem
O layout JCUKEN foi feito especificamente para a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - extinta no início dos anos 1990.

Produzido internamente, sua distribuição também só acontecia nos países do Leste Europeu. O teclado com este layout só é compatível com o computador UKNC.

Sua grande vantagem é combinar as letras do alfabeto cirílico com as do latino. O teclado com este layout só é compatível com o computador UKNC.

>NEO
imagem
O layout Neo foi produzido por uma empresa alemã, a Neo Users Group.

Ele suporta todas as línguas latinas, além da linguagem vietnamita e algumas línguas africanas. Ele foi pensado na língua alemã e com o objetivo de deixar próximas as letras mais usadas neste idioma.

Este layout é produzido até hoje e já teve duas atualizações.

>Comparação QWERTY, QWERTZ E AZERTZ

imagem

O teclado QWERTY é usado mesmo em alguns países com caracteres diferentes ou com letras mais usadas diferentes das que são mais utilizadas no idioma inglês, mas para isso ele sofre pequenas adaptações. São exemplos os teclados QWERTZ e AZERTY.

Considerando o mapa ao lado, no Brasil, nos EUA e nos países em verde da Europa como Espanha, Portugal, Inglaterra, Finlândia e Suécia, usa-se o modelo QWERTY, da maneira como ele foi criado.

Nos países em vermelho, como Alemanha, Suíça e República Tcheca, usa-se o modelo QWERTZ, que troca o Y pelo Z na primeira linha alfabética do teclado.

A França, que aparece em roxo no mapa, usa o padrão AZERTY, que troca a letra Q pelo A e o W pelo Z na primeira linha alfabética do teclado. Este tipo é usado ainda na Bélgica e na província de Quebec, no Canadá - lugares em que também se fala francês.

Nos países em amarelo, como Turquia e Itália, o padrão sofre pequenas alterações, mas o teclado continua a ser basicamente o QWERTY.

Nos países em cinza, como Rússia e Grécia, são usados carecteres não-latinos.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário