Segundo Ben Cousins, veterano da indústria que já trabalhou na Sony, Electronic Arts e Lionhead, a Microsoft já investiu 2.996 milhões de dólares na sua Xbox 360 enquanto a Sony já investiu 4.951 milhões de dólares na PlayStation 3 e que ambas continuam a perder dinheiro.
Cousins diz que o futuro dos consoles caseiros pode estar ameaçado pois a venda de consoles com perdas em cada unidade para a companhia não permite um futuro risonho. É uma má estratégia e mesmo com um total de mais de 70 milhões de consoles vendidos cada, ambas as companhias continuam a perder dinheiro.
"Consoles como a Xbox, PlayStation e Wii U são vendidas com perdas. Custa mais a fabricar e distribuir o aparelho do que o preço a que são vendidos. Os criadores de consolas fazem isto porque esperam recuperar o dinheiro da quantia de licenciamento que cobram por cada jogo vendido para o sistema."
"Para contraria o enorme custo da produção de consoles, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, marketing, o dono de um console precisa vender vastas quantidades de consoles, e quantidades ainda maiores de jogos. É preciso vender tanto que os dados apontam para que a PS3 e Xbox 360 tenham tido grandes perdas, apesar de terem vendido mais de 70 milhões de unidades cada", comenta.
Cousins diz ainda que muitas unidades foram vendidas após cortes no preço o que torna a estratégia de perda de ganhos ainda pior para as companhias.
Por outro lado Cousins cita o crescente mercado móvel que cresce em quantidade e poder. A recente Project Shield da Nvidia volta a ser destacada como um produto que pode ameaçar o mercado de consoles caseiros tal como o conhecemos.
No futuro vamos ter o mercado dividido com as crianças e casuais direcionados para os tablets e smartphones, e os jogadores dedicados a optarem pelos PCs.
Esta é a previsão de Cousins que diz que o mercado PC vai voltar a crescer e a recuperar muitos dos jogadores que perdeu.