A Intel patenteou um sistema de segurança para dispositivos que operam através de movimentos do usuário, comandos bastante presentes nos consoles com o
Wii Remote, da
Nintendo, e o
Kinect, da
Microsoft. A patente americana 8333661 descreve um sistema com processador multi-core projetado para "evitar ou minimizar a probabilidade de colisões entre o usuário de um console e objetos ao seu redor, durante o jogo".
O dispositivo funcionaria rastreando o jogador e os objetos ao seu redor, de forma semelhante ao funcionamento do Kinect, porém atuando também no monitoramento de potenciais colisões e, quando detectado "o perigo eminente", o game será pausado e um sinal de alerta é tocado, avisando o jogador. Tudo para evitar as tragédias que estes games causam.
Um ponto interessante é que a Intel menciona que a próxima geração de videogames utilizará os movimentos e as emoções dos jogadores, para realizar as interação. Além da
Sony, a Intel é a primeira a mencionar "os sentimentos" do jogador como um "controle" para os jogos. Será que as travas de segurança do sistema da Intel vão incluir um sistema que desliga o console se o jogador começar a se irritar com o jogo?