O time da NASA responsável por pilotar o robô Curiosity utiliza o óculos NVIDIA 3D Vision para ver Marte em três dimensões e planejar as suas ações em um ambiente virtual que se assemelha a um game.
A equipe, do Jet Propulsion Laboratory (JPL), faz também uso de placas de vídeo NVIDIA Quadro 5000 e monitores de LCD Planar 3D Vision-ready de 120 Hz para assistir a uma renderização realística do Curiosity se movendo pelo planeta vermelho em tempo real. O sistema deve permitir que a exploração seja mais rápida, assim como sucesso da missão.
Os cientistas da JPL desenvolveram a técnica para conseguir superar o desafio que é controlar um veículo a 652 milhões de quilômetros, o suficiente para dar mais de 16 mil voltas na Terra. A distância faz com que o sinal leve 14 minutos para chegar a Marte, impossibilitando que seja pilotado como carro por controle remoto. Até que o piloto reconheça um perigo e diga ao robô para parar, poderia ser tarde demais. Assim, a equipe utiliza um ambiente simulado para testar cada ação antes de tomar o próximo passo.
Foi criado um ambiente totalmente tridimensional do terreno de Marte a partir das imagens capturadas pelo Curiosity. Ao inserir um modelo 3D detalhado do robô, o time da JPL pode avaliar cada ação para prever como ele reagiria. Isso ajuda não apenas na navegação, mas também os ajuda a testar complicados movimentos do braço robótico, como perfuração ou coleta de amostras do solo.






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+


