Enquanto a visão de raios-x do Super-Homem não sai das páginas das histórias em quadrinhos, a tecnologia caminha para criar maneiras alternativas de emular essa habilidade. Tanto que há várias pesquisas tentando chegar a um resultado realmente eficiente, como a coordenada pela University College London, que utiliza sinais Wi-Fi para enxergar o que há atrás de uma parede.
Os estudiosos Kevin Chetty e Karl Woodbridge são os responsáveis pela novidade e alegam ter criado um dispositivo que consegue detectar qualquer tipo de movimentação por trás de uma barreira com base em ondas de rádio. Segundo eles, trata-se de um efeito semelhante ao de um radar, o que torna tudo muito preciso.
Em entrevista ao
Popular Science, a dupla afirma que se aproveita do chamado Efeito Doppler para alterar a frequência dessas ondas assim que algo se move. Desse modo, por mais que eles não consigam, de fato, enxergar através de um objeto sólido, o aparelho aponta que alguém está andando ou se aproximando de você.
Eles ainda dizem que, durante os testes realizados, a invenção foi capaz de informar dados precisos sobre a localização do indivíduo, sua velocidade e a direção na qual ele está seguindo.
Como a imagem que abre esta notícia já denuncia, o dispositivo pode ser de grande ajuda na hora de enfrentar ameaças em locais fechados. No caso de um assalto a banco, por exemplo, policiais podem saber se há algum refém ou em que ponto da sala os criminosos estão, facilitando a elaboração de estratégias.