A jogabilidade com o VR está sendo visada por algumas das grandes empresas de jogos que mais influenciam o interesse do público.
Carmack está trabalhando com o protótipo Oculus Rift HMD com VR do entusiasta/especialista Palmer Luckey, que revelou que está negociando com a Valve, Epic, Bethesda (id, ZeniMax), Crytek e a empresa de engines sobre o fone de ouvido.
Luckey também revelou que o Kickstarter para o kit Oculus Rift HMD irá começar em torno de 19 de julho, para coincidir com a aparição do dispositivo na QuakeCon e na Gamescom.
"A extensão de suas relações com Oculus varia, mas posso prometer pelo menos algumas poucas parcerias", disse Luckey das empresas interessadas.
"Oculus está avançando em grande forma, mas ainda me permite concentrar-se na comunidade primaria, e não vender para uma grande empresa. Eu estou trabalhando com os engenheiros de hardware que projetaram alguns periféricos para jogos extremamente bem conhecidos, desenvolvedores de software com a integração de middleware muito extensa e experiência de parceria, e uma pequena quantidade de financiamento de pessoas que realmente querem ver o VR acontecer."
E se um modelo de consumo chega ao mercado, Luckey diz para esperar algo muito impressionante: "Imagine um HMD com um campo enorme de vista e mais pixels do que 1080p por olho, ligação ao PC sem fio, construído em absoluto para a cabeça e mão/arma/varinha e integração nativa com alguns (se não todos) dos principais motores de jogo, tudo por menos de $ 1.000. Isso pode acontecer em 2013! "