Yves Guillemot acredita que a falta de novos consoles prejudicou a criatividade e levou a uma epidemia de sequências.
"O que perdi foi um novo console a cada cinco anos", disse ele. "Fomos penalizados pela falta de novos consoles no mercado. Eu entendo que os fabricantes não querem porque é caro, mas é importante para toda a indústria ter novos consoles, pois ajuda a criatividade".
"É muito menos arriscado para nós criarmos IPs e novos produtos quando estamos no início de uma nova geração, os nossos clientes são muito abertos a coisas novas, nossos clientes estão reabrindo suas mentes, e eles realmente estão indo atrás do que é melhor".
Ele também alegou que os benefícios das novas gerações inovadoras foram claramente evidenciado pelo Wii U da Nintendo, e que a Ubisoft está desenvolvendo Zombi U.
Ele explicou: "Eu acho que eles criaram algo bom, se o cliente usa tudo o que eles criaram, eu penso que nós podemos ver um bom sucesso com essa máquina. Esse tipo de colaboração pode ser divertido e também desafiador ao mesmo tempo. É algo que nunca foi feito antes. Esses caras estão levando muitos riscos com os jogos que eles criam, e eles são extremamente bem-sucedidos".
Embora muitas pessoas citaram o custo como uma razão para o lançamento de novos consoles ser tão demorado, houve um aumento da especulação nos últimos meses que os consoles da próxima geração podem utilizar taxas de inscrição para fazer as coisas mais baratas para os consumidores.