Durante um recente encontro de perguntas e respostas realizado pela Nintendo com seus investidores no Japão, o seu presidente Satoru Iwata admitiu que o Nintendo 3DS tem um "momento fraco no Ocidente."
"Assim como foi com o Nintendo DS, demorou muito mais tempo para a plataforma ganhar momentum nas vendas nos EUA do que no Japão," afirmou o executivo. "O DS ganhou momentum dentro de um ano no Japão; mas demorou mais de dois anos nos EUA e no fim as vendas totais dele excederam as do Wii lá."
Em sequência, Iwata falou sobre o que a Nintendo planeja fazer para reverter esse quadro: "Com o 3DS XL e nossos títulos-chave, como New Super Mario Bros. 2, uma das nossas missões imediatas de maior prioridade é criar um momentum nas vendas que seja capaz de varrer para fora todas essas preocupações [a respeito do portátil no Ocidente]."
Para Iwata, tornar o 3DS popular no mundo inteiro é uma tarefa que depende da qualidade dos jogos lançados para ele. "Para que um hardware dedicado de games seja requisitado constantemente, é preciso que forneçamos software com elementos divertidos exclusivos para tal sistema que não podem ser recriados em smartphones," afirmou. "Nós queremos introduzir no mercado um jogo desses após o outro."