Na semana passada, um time de overclockers profissionais foi chamados ao QG da ASUS para o evento Absolute Zero. Ficaram concentrados durante cinco dias para obter os melhores resultados do mundo.
Armados com a placa-mãe ROG Maximus V Extreme e placas de vídeo ROG MATRIX 7970 e ASUS GeForce GTX 680 DirectCU II TOP, eles trabalharam com membros da ROG e atingiram o primeiro lugar nos rankings dos programas SuperPi, PiFast e no Hall da Fama da 3DMark 11. Com a cortesia do blog da ROG ASUS, resolvemos dar um insight do que foi o evento para os entusiastas brasileiros.
Os mestres overclockers Fredyama-san, RSannino, Viss, Splave e Hazzan se juntaram aos representantes da ROG Andre Yang, Raja, e Shamino. Foram longas horas de trabalho, com entradas regulares madrugada adentro durante a semana para alcançar sempre os scores mais altos. E eles conseguiram, como você pode ver nos links abaixo:
- SuperPi de Andre Yang, 5 segundos e 140ms com Intel® Core™ i7-3770K em uma ROG Maximus V Extreme a 7023MHz
- PiFast de Andre Yang, 10,27 segundos com Intel® Core™ i7 3770K em uma ROG Maximus V Extreme a 6976MHz
- Extreme preset no 3DMark 11 de Hazzan, score de 16806 com a ROG Rampage IV Extreme e a 4-way SLI® ASUS GeForce® GTX 680 DirectCU II TOP
- Preset de performance no 3DMark 11 de Hazzan, score de 33190 com uma ROG Rampage IV Extreme e a 4-way SLI® ASUS GeForce® GTX 680 DirectCU II TOP
- Preset de entrada no 3DMark 11 de Hazzan, score de 34458 com a ROG Rampage IV Extreme e a 4-way SLI® ASUS GeForce® GTX 680 DirectCU II TOP
Hélio líquido
Além dessas marcas inéditas, a equipe do Absolute Zero foi a primeira a utilizar hélio líquido em uma placa-mãe com chip Intel. Assim eles conseguiram bater resultados obtidos com nitrogênio líquido, afinal o nitrogênio evapora a 77 Kelvin, enquanto o hélio já vira gás a 3 Kelvin, pertíssimo do zero absoluto (0 K ou -273,15°C) que muitos cientistas dizem ser inatingível.
É por isso que o hélio não pode ser colocado em frascos, como o nitrogênio. Deve ser aplicado diretamente de um botijão de armazenamento, que custa US$ 2.000. O tubo especializado para direcionar o hélio, por sua vez, custou US$ 5.000. Ele tem uma válvula que controla a vazão do líquido, criando a pressão necessária para explir o líquido.
Para resistir às excentricidades dos overclockers, as placas-mãe foram completamente vedadas com Liquid Tape, um produto que isola os circuitos elétricos do contato com o ar, e coberta com toalhas de papel que absorvem a humidade ao redor.
Mais fotos da semana Absolute Zero você confere abaixo:
No fim das contas o evento foi um tremendo sucesso para todos os participantes. Para comemorar as glórias conquistadas e homenagear os mestres, a ROG ASUS fez este vídeo de tributo: