UFF nomeada como o primeiro Centro de Excelência em CUDA do Brasil
Mais um novo marco para o ambiente de programação paralela da NVIDIA , o CUDA, nomeou a Universidade
Federal Fluminense (UFF) como o primeiro Centro de Excelência em CUDA do Brasil.
O reconhecimento é resultado dos trabalhos em curso da UFF em pesquisas de computação paralela e educação usando GPUs NVIDIA com ambiente de computação paralela CUDA.
Localizada no estado do Rio de Janeiro, a UFF é um dos centros de Educação e Pesquisa de Ciência da Computação mais tops do Brasil. Seus departamentos têm uma infraestrutura de computação de grande porte, incluindo um "Cluster" baseado em 32 GPUs Fermi, um centro de realidade e simulação virtual e um extenso laboratório de ensino destinado ao CUDA.
Como um dos 20 Centros mundiais de Excelência em CUDA, a UFF vai utilizar os equipamentos e subvenções concedidas pela NVIDIA para apoiar programas de pesquisas acadêmicas entre os seus departamentos de matemática, física e ciências humanas.
"Com o apoio da NVIDIA, podemos continuar a melhorar o nosso evangelismo CUDA, se envolver em outros projetos baseados em CUDA para desenvolvermos pesquisas e novos programas para atingir um maior número de pesquisadores e estudantes", disse o professor Esteban Clua, principal pesquisador da Universidade Federal Fluminense.
Em um projeto em andamento, o Departamento de Computação da UFF, juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, estão desenvolvendo uma nova física alternativa e modelos computacionais, com resultados importantes para a física moderna. Que exigem o cálculo das interações de bilhões de partículas, a pesquisa está sendo implementada em um "cluster" feito inteiramente de GPUs. Segundo os pesquisadores, sem as GPUs, levariam muitos anos para alcançar e validar os resultados que hoje levam alguns meses.
Esse mesmo grupo também está investigando e propondo uma rede nacional de computação em GPU para a pesquisa cosmológica. Outros importantes projetos de pesquisa envolvem cálculo de propagação de ondas para exploração de petróleo e gás, simulações de "multidão", GPU e NVIDIA OptiX ray tracing em tempo, e simulações de fluidos.
"As GPUs e CUDA estão tornando possível o sonho de grupos pessoais, e isso está mudando drasticamente a maneira de conduzir a ciência", disse Clua.
O Centro de Excelência de programação em CUDA foi criado para fomentar a colaboração com instituições líderes na vanguarda da pesquisa de computação paralela e educação.