Ela anunciou que vai trocar o sistema operacional padrão de seus drones, que são aeronaves não tripuladas usadas como peça estratégica de operações militares, pelo Linux!
O motivo desta mudança é que os militares querem um sistema mais robusto e confiável, que dificulte o ataque por meio de softwares maliciosos, que poderiam causar um estrago bem grande, como acessar o sistema, tomar posse de dados sigilosos e cruciais e, pior ainda, tomar o controle da aeronave e usá-la contra a própria pátria!
O exército disse ao site The Register que há uma forte tendência dentro da instituição militar para instalar o Linux em outros equipamentos, incluindo também vários outros tipos de aeronaves não tripuladas, para cumprirem os mais diversos objetivos.
Segundo eles, é preciso aprender com os erros passados, de quando usavam outros sistemas operacionais, incluindo aí o Windows.
Um dos "erros passados", inclui o sequestro de um drone americano modelo RQ-170 Sentinel, pelo exército iraniano, no final de 2011.
O custo da segurança?
Cerca de 28 milhões de dólares! Esse é o preço para se fazer a transição do atual sistema para o Linux.