A EA conduziu uma pesquisa que revelou que muitos jogadores dos dois primeiros Dead Space acharam os jogos assustadores.
Laura Miele, chefe de marketing da EA Games, disse ao MCV que a natureza individual destes jogos foi altamente responsável pelo fator dos sustos, daí que tenha sido tomada a decisão de introduzir co-op em Dead Space 3.
Porém, Miele salintou que os fans não devem estar preocupados, pensando que em Dead Space 3 haverá uma mudança das tácticas do susto em favor de uma aproximação maior à ação.
"Nós recolhemos feedback dos jogadores de como eles gostaram da sensação arrepiante, mas era altamente assustador, e claro que o passo seguinte era que eles pudessem jogar com mais alguém. Daí o co-op. O terror de Dead Space continua lá. Permanece fiel às suas raízes e não é menos assustador, mas as pessoas acharam mais confortável jogá-lo com mais alguém do que por si mesmos. Eu prefiro ir ao cinema ver um filme de terror com o meu marido do que ficar só em casa com as luzes desligadas a vê-lo".