A MSI lançou a GTX 680 Lightning, placa apresentada durante a Computex 2012. A empresa empregou nesta placa de vídeo muitas das tecnologias presentes na R7970 Lightning, já analisada aqui no site. O destaque da placa é seu projeto diferenciado, desenvolvido pela MSI, voltado ao overclock.
Assim com R7970, a placa vem equipada com o GPU Reactor, que aumenta a estabilidade da placa, e o design dual-fan, com alta eficiência térmica e com baixa emissão de ruídos. A VGA é equipada com componentes de ponta, com a marca "Military Class III", selo que indica que o produto passou por uma bateria de testes em condições adversas, como baixa pressão e quedas.
Além do próprio overclock de fábrica, a placa traz uma série de recursos para quem deseja dar um ganho de potência no produto, com a BIOS destravada, o chip Digital PWM e o sistema de energia da placa avançado, que garantem ao usuário condições ideias para realizar o overclock com estabilidade e controle. Através do software Afterburner, é possível ajustar as voltagens da GPU, das memórias e PLL de forma rápida e precisa.
O design diferenciado de resfriamento da placa também é um dos destaques da linha Lightning, entregando 20% mais circulação de ar, e mantendo assim a placa até 16 graus abaixo do modelo de referência. Além de mais eficiente, o design destas placas conseguem operar gerando até 6.7 dB a menos de ruído, no comparativo com o modelo de referência.
Especificações técnicas:
- GPU: Nvidia GTX 680
- Clock: 1110MHz (1176 MHz em GPU Boost)
- Memoria: 2048 MB GDDR5 - 6008 MHz
- Conexões: DL-DVI-I / DL-DVI-D / DisplayPort / HDMI
- Suporte ao 4-way SLI
- TDP: 260W
- Dimensões: 270 x 129 x 38.75 mm