Pela primeira vez na franquia, Treyarch irá apostar no novo Call of Duty: Black Ops II em momentos no qual os jogadores terá que decidir como prosseguir com a história do jogo.
Segundo o chefe do estúdio Mark Lamia, Black Ops II contará com um nível de eleição integrado no mesmo modo de campanha:
"Nós acreditamos que será algo diferente e atraente, como acreditamos que vai motivar as pessoas a querer experimentar o que aconteceria se, por exemplo, houvesse uma decisão de vida ou morte e tivessem escolhido outro caminho".
Lamia, explicou um dos exemplos, há um nível em que temos de proteger o Presidente dos Estados Unidos, nós podemos fazê-lo ao seu lado ou a distância, mas este é apenas um pequeno exemplo de algumas das decisões que tomaremos ao longo da aventura no modo single, incluindo não tomar decisões, mudará o rumo do jogo:
"Um pequeno exemplo das decisões na campanha. Tomar decisões em frações de segundo que terão consequências no jogo"
"Ainda teremos todas essas experiências impactantes, mas queríamos abrir a campanha para evitar a linearidade não na história, mas também no sistema de jogo"