Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

O que esperar da Nintendo em 2012



imagem
Após um ano de tentativas de popularizar o 3DS, de comemorações do aniversário de Zelda, do anúncio do Wii U e de alguns títulos promissores para o Wii e DS, 2012 finalmente chega. Repleto de promessas e esperança dos fãs, o ano novo já está aí e, como gamers, só temos a especular novidades e aguardar ansiosamente tudo o que já foi anunciado. As três plataformas da Nintendo (que passarão a ser quatro) têm tudo para ser muito bem sucedidas em 2012? Ou quem sabe, não!

Visão geral

Falando da Nintendo no geral, não podemos esperar por um ano calmo. O início fraco do 3DS provou que o sucesso do Wii e do DS não é motivo para tranquilidade. A empresa suou a camisa para alcançar as 4 milhões de unidades vendidas no Japão e nas Américas, mas ainda tem muito chão pela frente se quiser tornar o portátil 3D o vencedor desta geração. Mas, aliado ao incentivo ao 3DS, provavelmente teremos também uma tentativa maior de convencer os jogadores a comprarem o Wii U. O problema é que nem as pessoas que estão interessadas no aparelho sabem como ele funcionará ao certo.

Aliado a isso, temos mais uma tentativa da Nintendo de embarcar no universo online. Investidas tímidas no 3DS parecem ter como ápice o sucessor do Wii. Além da BigN estar liberando o uso de DLCs (mesmo depois de ter afirmado ser contra o recurso), a empresa permitirá a visualização e navegação do eShop através de smartphones e pelo próprio computador pessoal. Também devemos ter maiores detalhes sobre a questão da aposentadoria de Shigeru Miyamoto, que ficou num disse-me-disse entre a Nintendo e os jornalistas.

A luta contra o tempo
imagem

Embora obsoletos, o DS e Wii ainda resistem aos impactos do tempo. Ambos já nasceram tecnicamente atrás da concorrência, mas provaram ser verdadeiros sucessos comerciais e esbanjaram uma boa biblioteca de títulos. No entanto, a safra parece fraca esse ano. Para o Wii, Reggie-Fils Aime (presidente da Nintendo of America) prometeu novidades, mesmo depois do lançamento de Zelda: Skyward Sword (Wii). Não sabemos que tipo de novidades ele quis dizer, mas ainda não temos motivos para esperar grandes anúncios. Confirmado temos Mario Party 9, título que promete diversão para os fãs, mas que traz dúvidas quanto à sua qualidade ? visto a decadência da franquia. O que podemos aguardar é o lançamento americano de Xenoblade Chronicles ? que já está confirmado ? e rezar para que The Last Story e Pandora's Tower cheguem ao console aqui em nossas terras. Com estes 3 grandes RPGs, muitos jogadores não terão do que reclamar esse ano. Além destes, temos Kikitrick , um ousado projeto da Nintendo. O game (tipicamente japonês) usará sons para brincar com as capacidades auditivas do jogador num esquema semelhante ao de WarioWare. Rhythm Heaven Fever também será um ótimo game para divertir nossas tardes com o inusitado modo multiplayer nessa esquisita coletânea de mini-games musicais

Já o DS tem como principal combustível o Pokémon Plus Nobunaga's Ambition, cross-over dos monstrinhos de bolso da Game Freak com a franquia tática de guerra da Tecmo Koey. A investida de ambas as produtoras parece dar um dinamizada saudável na série Pokémon e, caso o jogo venha para o ocidente, ajudará os jogadores desse lado do globo a se familiarizarem com os guerreiros feudais de Nobunaga's Ambition. Algum outro destaque? "Apenas" o lançamento de Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2, sequência do apocalíptico RPG tático com batalhas em turnos lançado no DS. Em suma: DS e Wii dependerão majoritariamente das localizações de títulos japoneses.

imagem

O futuro em três dimensões

circle-pad-pro-3dsAo contrário do irmão mais velho, o 3DS vê um futuro promisor se extender à sua frente. Primeiramente teremos o lançamento ocidental do periférico Circle Pad Pro, que adiciona um segundo analógico e mais botões laterais, mas ainda rondam rumores de um versão "Lite" do 3DS. A oferta de títulos já pro primeiro semestre é boa e a E3 provavelmente nos dará uma pitada do que teremos na segunda metade de 2012 e em 2013. Kid Icarus Uprising segue como carro-chefe, apresentando um game de ação muito bonito e com um multiplayer online forte. Seguido pelo suspense de Resident Evil: Revelations, pelas divertidas assombrações de Luigi's Mansion 2, pela oportunidade de voar pelos céus em Ace Combat: Assault Horizon Legacy, pela fantasia dramática de Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance e com a expectativa por Metal Gear Solid 3: Snake Eater 3D.
imagem
Outros títulos também devem trazer maiores detalhes, como Animal Crossing, Paper Mario e Mario Tennis, afinal nem nome oficial eles receberam ainda! Mas é interessante notarmos o nascimento de novas franquias, como Heros of Ruin, que promete muita interação online, e Rhythm Thief & the Emperor's Treasure, um jogo musical repleto de variedade no que diz respeito aos modos de jogo. O 3DS também receberá versões de jogos lançados em outras plataformas, como os puzzles que mesclam 2D com 3D de Crush 3D e os esportes olímpicos de Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games.

No aspecto online, a opção de "Participar do jogo" pela Lista de Amigos deve aparecer em futuros games online, como RE: Revelations e Tekken 3D: Prime Edition ? este último será um páreo duro pra Street Fighter IV: 3D Edition e Dead or Alive: Dimensions. Também teremos o implemento de DLCs para conteúdo extra pago, com destaque para Fire Emblem: Awakening ? segundo rumores, será o primeiro game a trazer esse recurso. A Nintendo também prometeu uma mudança na eShop. A loja online do 3DS supera a do Wii e DS, mas acaba tornando-se confusa por não ter uma estrutura fixa, mas sim completamente em mudanças semanais. O Virtual Console deverá receber jogos de outros consoles Nintendo (como o NES, que já está sendo vendido no Japão). Quem sabe plataformas portáteis antigas da concorrência não pintem na loja virtual, uma vez que a Nintendo já deu a entender que títulos do Game Gear e TurboGrafx 16 serão vendidos. Games originais para downloads também terão muita relevância, considerando a ausência deles atualmente. Teremos o estilo nostálgico de Mutant Muds, poderemos desenhar em três dimensões com Colors! 3D, rolar pelos desertos com Dillon's Rolling Western, nos divertir com Zen Pinball 3D e detonar o jogo de plataforma NightSky.

Mas a situação do 3DS ainda está mergulhada por incertezas quanto à vinda de jogos japoneses. Alguns já tiramos da lista de prováveis, como Hatsune Miko and Future Stars, mas outros ainda nos deixam na expectativa quanto a um anúncio ocidental. Quem não quer mergulhar no mundo de Layton em Professor Layton and the Mask of Miracle, brincar com as músicas de Theatrhythm Final Fantasy, encontrar as contradições e solucionar os enigmas de Professor Layton vs. Ace Attorney e mergulhar no mundo de Braverly Default: Flying Fairy?

Nós, você e o Wii U
imagem

wii-u-02Ainda fora do senso comum de grande parte dos jogadores, o Wii U deverá receber sua versão final na E3 de 2012, onde teremos maiores detalhes de seus títulos de lançamento e de suas capacidades. Muitos fãs esperam pela possibilidade de usar mais de um tablet por console e pelo uso de uma touchscreen capacitiva multi-toque ao invés da obsoleta tecnologia de telas resistivas. As especificações técnicas do Wii U também devem aparecer em breve ? será que ele é tão poderoso quanto dizem ser a ponto de superar o PS3? Outras funções para o tablet, como a possibilidade de ler livros e a loja online, devem ser esclarecidos, uma vez que ainda imersas repletas de rumores.

Quanto aos títulos a serem lançados, temos poucas informações. Na E3 2011, a Nintendo apresentou uma linha de jogos que mostra o poderil técnico e a capacidade de fazer frente aos consoles HD, mas nada realmente intrigante (veja o vídeo abaixo). Teremos versões de Darksiders II, Ninja Gaiden 3: Razor's Edge e Batman Arkham City no novo console da Nintendo, bem como o New Super Mario Bros. Mii, que colocará os avatares Miis na aventura. Falando nas caricaturas virtuais, o Wii U nos mostrou alguns mini-games interessantes que usam os Miis, como o Mii Battle. Não podemos esquecer também de Dragon Quest X, que também será lançado para Wii (a imagem abaixo é da versão para Wii), mas que será muito mais bonito no irmão HD. Que surpresas a Square-Enix guarda para o que promete ser o mais robusto MMORPG de um console de mesa? A Nintendo também ressaltou a produção de um novo Super Smash Bros. para o Wii U e 3DS, mas apenas quando Kid Icarus Uprising estivesse completo, então não espere a pancadaria entre personagens da Big N tão cedo.

Apesar disso, a empresa já declarou algumas vezes que consertará alguns erros do seu histórico através do Wii U. Primeiramente, Iwata já admitiu que a primeira apresentação do aparelho não foi das melhores. Segundo que a gigante japonesa prometeu um lançamento com títulos realmente interessantes, impedindo que o Wii U tenha os mesmos problemas do 3DS. Para finalizar, a Nintendo está preparando uma estrutura online realmente satisfatória, um trabalho em conjunto com a EA. Considerando o uso de Friend Codes nas plataformas Nintendo e problemas de conexão, o Wii U realmente precisará de uma estrutura online confortável se quiser que títulos como Ghost Recon Online e o DQX compitam com os games multiplayer do PS3, Xbox360 e seus possíveis sucessores.

Que venha 2012!

O que exatamente Reggie queria dizer quando falou das surpresas para o Wii? Teremos um Pokémon Gray? Se sim, será ele para DS ou 3DS? E receberá o 3DS sua versão revisada (um 3DS "Lite") nesse ano? E o Wii U; que surpresas nos aguarda este intrigante console? Um ano novo sempre nos remete a essas perguntas, ainda mais quando se tem um portátil recém-lançado e um console novo a caminho. Nessas horas, o melhor a se fazer é guardar um dinheiro para os games e aparelhos que virão e deixar a Nintendo fazer o que faz de melhor: nos surpreender.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário