Durante uma conferência realizada hoje em Tóquio, Yuji Hori apresentou ao público pela primeira vez Dragon Quest X, que será lançado pela Square Enix para o Wii.
O trailer do jogo, que deverá ser disponibilizado em breve, mostrou cenas em CG de diversas raças de personagens, que poderão ser escolhidas pelos fãs para representá-los na jogabilidade online que será o foco do título.
Mais detalhes deverão surgir em breve.
Atualização: Dragon Quest X: Mezameshi Itsutsu no Shuzoku está sendo desenvolvido pela Square Enix, e terá designs de Akira Toriyama e composições de Koichi Sugiyama, conforme o esperado.
Focado em um modo online, que parece funcionar de forma semelhante ao multiplayer de Dragon Quest IX, o título colocará os aventureiros ao lado de seus amigos em batalhas e na exploração dos cenários.
Atualização 2:
Segundo o produtor do jogo, Yosuke Saito, o jogo marcará a primeira vez que um título da linha principal da série é desenvolvido exclusivamente pela Square Enix. Segundo ele, as próprias cenas em CG do jogo estão sendo feitas dentro da empresa.
Dragon Quest X se passará no mundo de Astortia, que possui cinco continentes e cinco raças distintas. O jogo terá "uma história gigantesca", e "poderá ser jogado para sempre", já que a empresa planeja lançar mais conteúdo para ele gratuitamente no futuro, de forma parecida com a que Dragon Quest IX recebeu DLCs.
Atualização 3: Dragon Quest X poderá ser jogado inteiramente sem a interferência do modo online, com NPCs servindo como seus companheiros.
As batalhas mantiveram seu funcionamento em turnos, mas agora é possível movimentar os personagens livremente pelo campo, como em Final Fantasy XII. Diferentemente do RPG de PlayStation 2, porém, os embates têm início com uma tela de transição, e ocorrem em um "plano" separado do de exploração.
No modo online, é possível ver jogadores enfrentando inimigos no campo mesmo quando você não estiver participando da batalha.
Dragon Quest X também terá uma versão para Wii U, com gráficos melhorados. Jogadores da versão de Wii poderão interagir com os que tiverem a versão de Wii U sem problemas.
Atualização 5: Tomando o palco, o presidente da Nintendo Satoru Iwata, e em seguida o criador da série Yuji Hori, mencionaram a possibilidade de compatibilidade do jogo com o 3DS. Uma das possíveis opções para a Square Enix seria possibilitar que os jogadores transferissem seus personagens para o portátil e os trocassem com outros via StreetPass.
Ainda segundo Iwata, jogadores poderão começar sua jornada no Wii, e mais tarde transferir seus personagens e continuar jogando no Wii U.
Atualização 6: Sem revelar uma data específica, Yuji Hori afirmou que Dragon Quest X: Rise of the Five Tribes será lançado para Wii e Wii U no Japão em 2012, e que entrará em estágio Beta para testes por fãs japoneses em breve.
Atualização 7: Confira na lista abaixo alguns detalhes adicionais:
Dragon Quest X está sendo produzido por Yosuke Saito (de Nier) e dirigido por Jin Fujisawa (de Dragon Quest VIII e IX);
As armaduras e armas equipadas pelos personagens causarão mudanças estéticas em seus visuais;
O jogador controlará apenas um personagem. No modo single-player, a inteligência artificial cuidará das ações dos outros membros do grupo;
A versão de Wii do jogo suportará vários esquemas de controle, como Wii Remote + Nunchuk, Classic Controller, Classic Controller Pro e teclados USB;
O jogo utilizará um disco e, ao que parece obrigatoriamente, um dispositivo de armazenagem de dados USB;
A versão de Wii está marcada com o lançamento para 2012, enquanto a de Wii U ainda não ganhou uma previsão oficial de chegada.
Atualização 8: Mais uma rodada de detalhes:
Jogadores poderão construir e mobiliar casas para seus personagens, que poderão servir como ponto de encontro de amigos em rede;
Será possível criar armas que, caso sejam usadas por outras pessoas, podem elevar o status e a fama de seus criadores;
Assim como em Dragon Quest IX, para formar um grupo, o jogador deverá direcionar-se ao bar;
De forma parecida ao que acontece em MMOs populares, o título oferecerá eventos sazonais;
O jogo terá um sistema de profissões nos mesmos moldes dos de seus predecessores.
É possível que, ao menos no Japão, seja necessário pagar uma taxa para jogar Dragon Quest X online. Da mesma forma que aconteceu com Monster Hunter Tri, porém, ela pode não existir nas versões ocidentais do título.