Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Chip SPIDER pode “turbinar” a velocidade da internet



Uma equipe internacional de pesquisadores liderados pelo professor de física David Moss, da Universidade de Sydney, anunciaram a criação de um chip que usa tecnologia conhecida como Interferometria de Fase Espectral para a Reconstrução de Campo Elétrico Direto.

Apelidado de SPIDER (aranha), o novo chip requer pouca energia, funciona a uma velocidade ultra-rápida e poderia eventualmente substituir alguns servidores caros e volumosos equipados com processadores com baixa eficiência no que diz respeito ao consumo de energia.

De acordo com o professor Moss, a Internet utiliza sinais de alta velocidade que exploram a consistência de luz para transmitir informações. Até agora, a única maneira de medir com precisão a intensidade e a fase dos pulsos ópticos eram com equipamentos de laboratório volumosos e caros.

Com a tecnologia SPIDER, aplicações, tais como de telecomunicações, banda larga de alta precisão de detecção e espectroscopia, metrologia, impressão digital molecular, relógios ópticos, dentre outros, poderão agora, ganhar um considerável aumento na velocidade de processamento.

Segundo os pesquisadores, o SPIDER pode ainda se integrar muito bem com chips de computador de silício tradicionais, sendo, inclusive, fabricado no mesmo modo que as CPUs presentes em nossos PCs, ampliando assim a sua gama de aplicações.

Mais detalhes do chip SPIDER estarão disponíveis na edição de agosto da revista Nature Photonics.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário