Peter Molyneux, principal responsável pelos LionHead Studios e pela série Fable, falou com a revista Xbox World 360 sobre o Kinect como método de controle, defendendo-o como não podia deixar de ser.
"Sabem que mais? Estamos no mesmo ponto que em meados dos anos 80 com o Commodore Amiga, altura em que começámos a jogar com o mouse. Lembro-me de toda a gente a descrever o mouse como a pior coisa que podia acontecer nos Jogos de PC, e levou algum tempo para a comunidade de desenvolvimento começar a explorá-lo e a experimentá-lo," relembrou Molyneux.
"De toda essa exploração e experimentação surgiram jogos como Wolfenstein e Doom, assim como os jogos de estratégia em tempo real," disse ele. "Antes disso fazíamos tudo com o joystick, e penso que qualquer invenção tão relevante como o Kinect precisa de algum tempo da nossa parte para começar a ser aprofundada."
"Concordo com o ceticismo demonstrado pelos jogadores hardcore, uma vez que não existe nenhum exemplo de nada que seja tão dramático ou entusiasmante como o comando tradicional, nem sequer uma experiência de mais de 15 minutos. Mas quando passas a idiosincrasia do mecanismo de cada dispositivo de controle, o Kinect é um dispositivo maravilhoso para inovar."