Ao que parece, a Intel está tentando articular junto aos seus parceiros, a criação da interface PCI-Express 2.0 x2, como forma de por fim ao gargalo da largura de banda da versão x1.
Apesar da existência da interface x4, esta é demasiadamente complexa de se implementar, resultando em aumento de custos para as fabricantes de placas-mães, sendo portanto, bastante improvável de virar realidade.
Atualmente o PCI-Express 2.0 x1 tem vem se tornando um obstáculo ao uso em conjunto de controladores SATA 3 e USB 3.0, uma vez que estes necessitam largura de banda superior a 500MB/s (por direção) da atual interface.
Vale ressaltar que o grupo que gerencia o padrão PCI, o PCI-SIG, não tem planos, ao menos no curto prazo, de implementar o suporte ao PCI-Express x2, que dobraria o fluxo de dados para 1GB/s por direção.
Outra questão, esta nas entrelinhas do interesse na Intel em promover o PCIe x2, reside no fato que esta implementação daria mais robustez as controladoras do Thunderbolt, interface de comunicação de alta velocidade da companhia.