Para quem ainda não acredita no “futuro” dos andróides, aí vai uma notícia que poderá deixar muita gente de “cabelo em pé”.
Três universitários japoneses em conjunto com a companhia nipônica Tmsuk criaram uma robô humanóide chamada Showa Hanako 2 que promete fazer sucesso nas faculdades de odontologia em todo o mundo.
A andróide que tem a textura que imita a pele e demais tecidos do ser humano, como língua e dentes, é capaz de abrir e fechar a boca, mover a língua, balançar a cabeça, piscar os olhos, espirrar, engasgar, revirar os olhos, e (pasmem) até mesmo reclamar ao dentista com um clássico "Ouch! Dói!". A propósito: para dar um “aspecto” mais realista à robô, os estudantes recorreram à Orient Industry, companhia responsável pela fabricação de bonecas eróticas.
A idéia dos criadores é auxiliar no desenvolvimento da formação dos estudantes de odontologia. Contudo, a Tmsuk avisa aos acadêmicos que a utilização de água na “paciente” cibernética causará graves problemas à sua “saúde”.
De acordo com Koutaru Maki, professor da Faculdade de Odontologia de Showa no Japão, o uso de um robô humanóide faz muita diferença aos estudantes, uma vez que os acadêmicos experimentam o mesmo tipo de tensão como se estivessem tratando de um ser humano, com a vantagem de que o erro não causará problema algum ao paciente.
A firma de fabricação de produtos para a área da saúde, Yoshida Dental Manufacturing, informou que começará a venda da Showa Hanako 2 no Japão ainda em 2011.