Os “Chromebooks”, baseados no novo sistema operacional do Google, inauguraram a tendência das plataformas baseadas na nuvem, na qual o desktop é, basicamente, um navegador. Agora, a Mozilla também entra no ramo e disponibiliza o Webian Shell, sua própria interface baseada no browser.
Desenvolvido como parte do projeto Chromeless, mantido por integrantes da Mozilla, a ferramenta foi totalmente escrita em HTML, CSS e JavaScript. Embora tenha o mesmo propósito do Chrome OS, diferencia-se dele por não substituir o sistema tradicional, mas sim rodar sobre ele.
Ainda em fase inicial de desenvolvimento, a versão atual traz uma tela minimalista com uma barra de URLs no topo, um relógio na parte inferior e uma aba para as web apps. Para o futuro, a Mozilla planeja incorporar múltiplas telas iniciais com widgets, controles de hardware para manusear funções como o som, rede e bateria, e possivelmente um teclado virtual para uso em dispositivos sensíveis ao toque.
Quem quiser testar a novidade, pode fazer o download no site oficial do projeto. O aplicativo está disponível em versões para Windows, Mac OS X e Linux.