A
Microsoft aproveitou a D9 Conference, que ocorre na Califórnia (Estados Unidos) para demonstrar a próxima versão do
Windows e sua interface desenvolvida especialmente para tablets.
Com claras influências do
Windows Phone 7, o visual incorpora o recurso dos “ladrilhos” que mostram informações atualizadas e multitarefa, além de ser compatível tanto com apps móveis quanto com softwares convencionais do sistema para dekstop.
Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows, contou ao
AllThingsD que a companhia percebeu que o lançamento do
iPad mostrou algumas coisas que faltavam no sistema operacional da Microsoft, como uma interface adaptada para o toque, um mecanismo de distribuição de aplicativos e um novo modelo de negócios para desenvolvedores. Conforme o executivo, a ideia da nova versão, conhecida por enquanto como "Windows 8", é corrigir essas deficiências enquanto mantêm a compatibilidade com os programas já existentes para Windows.
Apesar da influência do iPad e de outros dispositivos móveis, a Microsoft já trabalha nesse novo sistema desde o lançamento do Windows 7, em julho de 2009, ainda antes do anúncio oficial do tablet da
Apple.
Assim como os smartphones baseados em Windows Phone 7, a interface com ladrilhos pode ser rolada para os lados, revelando novas telas. O usuário pode navegar por galerias de fotos e visualizar vídeos, por exemplo, enquanto arrasta a tela para realizar outras tarefas sem que a atividade anterior seja interrompida.
E para quem sentir falta da clássica “cara” do Windows, é possível acessar a desktop e o sistema de arquivos, assim como no PC. De acordo com a Microsoft, os aplicativos tradicionais também estão sendo otimizados para o toque, mantendo a interface original. A ideia é mantê-los compatíveis tanto com touchscreens quanto com teclado e mouse.
No entanto, o sistema ainda deve estar longe da versão final, já que a Microsoft se recusa a revelar quando será lançado. O CEO da empresa, Steve Ballmer, havia confirmado a plataforma para 2012, mas foi desmentido por um porta-voz oficial logo em seguida. Mais detalhes devem aparecer ao longo do ano, mais precisamente em setembro, durante uma conferência para desenvolvedores também na Califórnia.